NO VÃO DA ESCADA: O MEDO DE SI EM A OBSCENA SENHORA D DE HILDA HILST
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do artigo é identificar a natureza do medo na obra A obscena senhora D, da escritora paulista Hilda Hilst. Amparado pela discussão filosófica de Svendsen (2008) sobre o medo e como é possível identificá-lo, bem como distingui-lo de outras emoções humanas, o artigo primeiramente apresenta a obra em questão para em um segundo momento se deter na reflexão do medo no livro, indicando qual a configuração do medo de Hillé/senhora D e como ele se manifesta ao longo da narrativa. Tendo em vista que é uma das obras mais conhecidas e, no conjunto da prosa de ficção da escritora, uma das mais estudadas, o artigo pretende acrescentar mais uma sugestão de leitura a seu respeito, que é a evidência do medo no comportamento da protagonista.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
CANTUÁRIO, Victor André Pinheiro; DA SILVA, Paulo César Andrade. NO VÃO DA ESCADA: O MEDO DE SI EM A OBSCENA SENHORA D DE HILDA HILST. Abusões, Rio de Janeiro, n. 20, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.70673. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70673. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Três séculos de literatura do medo de autoria feminina

Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.