NO VÃO DA ESCADA: O MEDO DE SI EM A OBSCENA SENHORA D DE HILDA HILST

Conteúdo do artigo principal

Victor André Pinheiro Cantuário
Paulo César Andrade da Silva

Resumo

O objetivo do artigo é identificar a natureza do medo na obra A obscena senhora D, da escritora paulista Hilda Hilst. Amparado pela discussão filosófica de Svendsen (2008) sobre o medo e como é possível identificá-lo, bem como distingui-lo de outras emoções humanas, o artigo primeiramente apresenta a obra em questão para em um segundo momento se deter na reflexão do medo no livro, indicando qual a configuração do medo de Hillé/senhora D e como ele se manifesta ao longo da narrativa. Tendo em vista que é uma das obras mais conhecidas e, no conjunto da prosa de ficção da escritora, uma das mais estudadas, o artigo pretende acrescentar mais uma sugestão de leitura a seu respeito, que é a evidência do medo no comportamento da protagonista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CANTUÁRIO, Victor André Pinheiro; DA SILVA, Paulo César Andrade. NO VÃO DA ESCADA: O MEDO DE SI EM A OBSCENA SENHORA D DE HILDA HILST. Abusões, Rio de Janeiro, n. 20, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.70673. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70673. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Três séculos de literatura do medo de autoria feminina
Biografia do Autor

Victor André Pinheiro Cantuário, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCL-Ar). Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – campus Santana.

Paulo César Andrade da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCL-Ar).

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCL-Ar). Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCL-Ar).