A CONSUBSTANCIAÇÃO E FANTASMAGORIZAÇÃO DE WUTHERING HEIGHTS

Main Article Content

GISELE GEMMI CHIARI

Abstract

Desde a sua primeira publicação em 1847, O morro dos ventos uivantes de Emily Brontë tem provocado inúmeros debates, seja em relação ao desconforto que as ações dos personagens Heathcliff e Cathy suscitaram por desviarem-se das normas e moral vitorianas, seja pelas inovações estruturais e linguísticas da obra. Com um enredo complexo, o romance tem sido analisado sob diversos aspectos, a fortuna crítica compreende interpretações de cunho marxista, psicanalítico, pós-colonialista, feminista, além de análises que enfatizam os elementos góticos e românticos. Neste artigo nos deteremos na questão do espaço em O morro dos ventos uivantes, especificamente pensando a herdade de Wuthering Heights como uma casa mal-assombrada, ou melhor, assinalando como acontece esse processo de fantasmagorização. Para tanto, o estudo baseia-se na noção freudiana de Umheimlich, no conceito de consubstanciação, bem como na ideia de contraespaço apresentada por Foucault.  

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
CHIARI, GISELE GEMMI. A CONSUBSTANCIAÇÃO E FANTASMAGORIZAÇÃO DE WUTHERING HEIGHTS. Abusões, Rio de Janeiro, n. 20, 2023. DOI: 10.12957/abusoes.2023.70665. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70665. Acesso em: 22 may. 2025.
Section
Três séculos de literatura do medo de autoria feminina
Author Biography

GISELE GEMMI CHIARI, Universidade Estadual de Londrina

Gisele Gemmi Chiari é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e, atualmente, participa de estágio-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina e do grupo de pesquisa: Coletivos poéticos e políticas públicas de inclusão: inovação social na cena literária (CNPq). Sua pesquisa está voltada para a análise de como a performance do texto literário pode promover mudanças no circuito dos afetos no contexto escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Romantismo, Gonçalves Dias, Leitura Literária em Contexto Escolar.