A OPRESSÃO SENTIDA NOS CORPOS FEMININOS PELO VIÉS DE UMA LITERATURA GÓTICA BRASILEIRA

Contenido principal del artículo

Mariana Oliveira Brito

Resumen

Este estudo visa demonstrar, a partir da análise comparativa dos contos “As Rosas” (Ânsia eterna,1903) da escritora Júlia Lopes de Almeida, e do conto “Venha ver o pôr do sol”, da escritora Lygia Fagundes Telles, a literatura do medo aliada ao universo feminino dentro de uma perspectiva crítica por parte das escritoras, a fim de demonstrar suas críticas às violências às quais as mulheres foram submetidas por figuras masculinas patriarcais. A partir disso, a investigação terá como base os estudos sobre a literatura gótica a partir de Maurício Menon (2007); as observações da socióloga britânica Sylvia Theresa Walby (1990), que compreende o patriarcado como um modelo passível de transformações, assumindo diferentes graus ou formas; o livro História das mulheres no Brasil (2004), de Maria Del Priore; e as ideias de Gerda Lerner (2019). Com isso, pretendemos demonstrar, por meio da análise das personagens dos contos, como os homens constroem a ideia de feminilidade (encontros e desencontros) e o peso dessa construção sobre os corpos femininos diante das demandas da sociedade. Além disso, propõe-se apresentar uma proposta de ensino a partir do estudo dos contos para a sala de aula da educação básica.

Detalles del artículo

Cómo citar
Oliveira Brito, M. (2023). A OPRESSÃO SENTIDA NOS CORPOS FEMININOS PELO VIÉS DE UMA LITERATURA GÓTICA BRASILEIRA. Abusões, (20). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.70661
Sección
Três séculos de literatura do medo de autoria feminina
Biografía del autor/a

Mariana Oliveira Brito, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Estudos de Literatura (UFF). Graduada em Letras (UFF). É integrante do grupo de pesquisa “Literatura de autoria feminina na Belle Époque brasileira: memória, esquecimento e repertório de exclusão", coordenado pela professora Dra. Anna Faedrich.