O NEW WEIRD: HIBRIDISMO FORMAL E CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM ESTAÇÃO PERDIDO, DE CHINA MIÉVILLE

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George Augusto do Amaral

Resumo

O objetivo deste artigo é contextualizar e discutir o New Weird, um subgênero da literatura fantástica surgido no fim do século XX, durante o momento em que a Grã-Bretanha passava pelo Science Fiction Boom, no qual a ficção científica, a fantasia e o horror sofreram uma retomada após um período de estagnação. A partir de um levantamento das principais definições a respeito do New Weird, tendo como base as discussões dos próprios escritores desse tipo de ficção, pretendo comentar a respeito de suas influências, principalmente em relação ao Weird tradicional, e abordar em detalhe algumas de suas características principais. Defendo que os mundos ficcionais do New Weird, ainda que alternativos ao real, são construídos com detalhes que enfatizam relações sociais, políticas e econômicas que remetem à nossa realidade, o que possibilita a reflexão acerca do nosso próprio contexto histórico. Ao mesmo tempo, essas obras promovem uma diluição das fronteiras entre os gêneros da literatura fantástica, na medida em que características formais, convenções e temas tradicionais de ficção científica, fantasia e horror aparecem articuladas conjuntamente, de maneira a serem reiteradas, mas também renovadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Amaral, G. A. do. (2020). O NEW WEIRD: HIBRIDISMO FORMAL E CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM ESTAÇÃO PERDIDO, DE CHINA MIÉVILLE. Abusões, 12(12). https://doi.org/10.12957/abusoes.2020.46359
Seção
A distopia e o gótico
Biografia do Autor

George Augusto do Amaral, Universidade de São Paulo

Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Especialista em Roteiro em Áudio e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Letras, Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.