Prazer e corpo feminino: discursos no contexto da educação sexual institucionalizada em Medellín

Autores

Palavras-chave:

Prazer, Corpo, Discursos, Educação Sexual.

Resumo

A presente pesquisa procurou explorar e analisar os conceitos que os profissionais que desenvolvem programas ou projetos de educação sexual na cidade de Medellín têm sobre o prazer e o corpo. A partir da identificação dos conceitos do corpo, do prazer e da sexualidade, que os profissionais participantes põem em circulação nos espaços educativos, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito qualitativo, utilizando a técnica de coleta de informação de entrevista semiestruturada com nove participantes, e em seguida análise de dados, a partir da análise critica do discurso. Os resultados permitiram evidenciar um tratamento diferencial do corpo e da sexualidade das mulheres, ancorado a um conceito do corpo e do prazer em três categorias principais: i) Corpo como templo e prazer como perigo, ii) Corpo como maquina e prazer como mecanismo de evolução, e iii) Corpo como objeto de cuidado e prazer como objeto de controle. Partindo do conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault (1977), a proposta de conceito do corpo de Butler (2002) e a psicologia social feminista de Haraway (1991), realiza-se uma análise critica do discurso que permite desvendar as contradições e dilemas presentes nos discursos e as implicações destes conceitos do prazer e do corpo feminino dentro da educação sexual institucionalizada.

Biografia do Autor

Maria Paulina López Cataño, Consultora independiente en atención a mujeres víctimas de violencias basadas en género

Magíster en Psicología Social

Publicado

2021-11-22

Edição

Seção

Artigos