No balanço da “teoria queer” em educação: silêncios, tensões e desafios

Autores

  • Thiago Ranniery Moreira de de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

teoria queer, educação, conhecimento, ensino, identidade

Resumo

A partir de indícios empíricos da produção acadêmica em teoria queer na educa- ção nos últimos 15 anos, este texto explora como os sentidos de queer projetam esperanças sobre o estatuto político da educação e como o evento da teoria queer torna-se a negociação de instâncias que abrem objetos ambivalentes de pesquisas. Argumenta que, por um lado, a articulação para tornar a “teoria queer” passível de incorporação no campo da educação tem funcionado para territorializar seu espectro de ação como sinônimo de pesquisa em gênero e sexualidade. Por outro lado, se tornou possível que gênero e sexualidade fossem incorporados na agenda. A atualização de categorias como “conhecimento” e “ensino” tem tornado o experimento da “teoria queer” refratário às orquestrações normativas da educação. A despeito da defesa de que marcas são abertas e problematizadas, tudo se passa como se só houvesse uma identidade possível para a educação.

Downloads

Publicado

2017-04-29

Edição

Seção

Artigos