Identidade sexual em jovens gay do norte do Chile
Palavras-chave:
identidade, gay, socialização, discriminação, Antofagasta, ChileResumo
A investigação em que se baseia este artigo teve como objetivo compreender como se constrói a identidade sexual em homens gay jovens, entre 18 e 29 anos de idade, da cidade da Antofagasta, no norte do Chile. O enfoque da investigação foi qualitativo e a seleção dosparticipantes foi de caráter intencional. A técnica de produção de informação foi a entrevista semiestruturada. Identificaram-se três categorias que incidem na construção da identidade sexual dos jovens entrevistados: a) a socialização de gênero; b) a discriminação; c) a “saída do armário” (revelação da orientação sexual a outros). Os eixos acima mencionados são importantes em relação a como os entrevistados percebem, vivem e aceitam (ou não) sua orientação sexual. Igualmente, um achado importante é a significação outorgada pelos jovens entrevistados à homofobia internalizada, processo que se sustenta na construção e na internalização de rígidos papéis de gênero, sendo este tipo de homofobia uma das causas da discriminação e da autodiscriminação que existem entre homossexuais.
Downloads
Publicado
2016-08-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.