Heteronormatividade escolar no México: Reflexões sobre a vigilância e o castigo da homossexualidade na escola

Autores

Palavras-chave:

Homossexualidade, violência escolar, heteronormatividade, educação sexual, pedagogia crítica

Resumo

O artigo é uma discussão teórica que explora o problema da violência escolar no
México para razões de orientação, identidade ou expressão sexual. Os argumentos recapturam categorias dos estudos de gênero e da diversidade sexual aplicados à compreensão da situação dos estudantes homossexuais na escola. A análise concebe a escola como uma instituição que ensina, disciplina e normaliza a construção de alunos de acordo com as diretrizes da heteronormatividade através de vários métodos pedagógicos para monitorar a conformidade. A reflexão enfatiza a necessidade de transformar as práticas educacionais tradicionais que reproduzem e endossam a violência contra a homossexualidade, advogando pela construção de uma sociedade equitativa que respeite os direitos humanos.

Biografia do Autor

Enrique Bautista Rojas, Docente de Educación secundaria

Licenciado en Pedagogía por la Facultad de Estudios Superiores Acatlán de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) y docente de Educación secundaria en el área de Ciencias Sociales. Estancias nacionales en la Universidad Veracruzana (2011) y la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (2012). Diplomado en investigación feminista y ponente en diferentes universidades e instituciones de educación superior del país. Últimas publicaciones: “La recuperación de la tradición indígena en la lucha del pueblo de Cherán” (2014) en el libro Investigación educativa III y IV, editado por la Facultad de Estudios Superiores Acatlán de la UNAM; y "Violencia y discriminación por origen étnico en los centros escolares" (2016) en el libro Factores psicológicos en la práctica docente: las emociones y la familia editado por la Asociación Mexicana de Alternativas en Psicología. Líneas de investigación: Diversidad sexual y educación, interculturalidad y educación indígena y Enseñanza de la historia.

Publicado

2019-12-25

Edição

Seção

Artigos