Dos imaginários sobre a iniciação sexual: intersecções de gênero, raça/cor e sexualidade entre jovens de camadas populares em Belém, Pará

Autores

  • Ramon Reis Universidade de São Paulo
  • Milton Ribeiro Universidade Federal do Pará Bolsista de doutorado CAPES

Palavras-chave:

, iniciação sexual, jovens, camadas populares, Belém, interseccionalidades

Resumo

Este texto propõe uma exposição sobre o “roteiro sexual” de mulheres e homens jovens (heterossexuais e homossexuais) residentes em regiões “centrais” e “periféricas” da capital paraense, tendo como base material oriundo do projeto “‘Para entrar no mundo que não é meu’: a iniciação sexual a partir de entrevistas com as(os) jovens pobres e de camadas médias de Belém do Pará”. Neste sentido, concentramos nossas incursões na Casa do Estudante Universitário do Pará (CEUP), localizada no bairro de classe média/média alta Batista Campos, e no bairro Guamá – “periferia” de Belém. Enfatizamos, assim, o importante papel das famílias de origem na reprodução de práticas de conduta social e sexual, além das distintas maneiras de as(os) entrevistadas(os) agenciarem suas iniciações sexuais a partir de convenções e imaginários acionados na interseção com gênero, sexualidade e raça/cor.

Biografia do Autor

Ramon Reis, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2016); Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Pará (2012), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa NosMulheres - Pela equidade de gênero étnico-racial (UFPA) e ao Núcleo de Estudos Sobre Marcadores Sociais da Diferença - NUMAS (USP). Foi membro do corpo editorial da Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (2012-2014). Atualmente presta serviços de educador ao Programa Transcidadania, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da cidade de São Paulo. Atua nas seguintes áreas: Antropologia Urbana, Estudos de Gênero e Sexualidade.

Milton Ribeiro, Universidade Federal do Pará Bolsista de doutorado CAPES

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (desde 2012), Mestre em Ciências Sociais/Antropologia (2012) e Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais/Ciência Política (2010) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, sou militante-acadêmico e pesquisador do Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual - Grupo Orquídeas, membro da equipe coordenadora do Pet/GT/CS - Projeto Extracurricular Temático/Grupo de Trabalho em Ciências Sociais, pesquisador do NOSMULHERES - Grupo de Pesquisas Pela Equidade de Gênero Étnicorracial, pesquisador do JUERÊ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia das Crianças, Infâncias e Juventudes, pesquisador do VISAGEM - Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem e membro do GEMP - Grupo de Estudos sobre Mercados Populares, todos da UFPA. Pesquisador do COGITANS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Professor celetista na Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Membro da Equipe Editorial da Revista Eletrônica Visagem - De Antropologia Visual e da Imagem. Tenho experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Teoria Antropológica, Antropologia Urbana, Estudos de Gênero e Sexualidade e Questões Raciais no Brasil. Desenvolvo pesquisa de campo etnográfica sobre a Festa da Chiquita, a cultura LGBT de/em Belém, a mancha de lazer e sociabilidade LGBT e o circuito GLS da capital paraense atuando principalmente nos temas: gênero; raça/cor; sexualidade e homossexualidades; estilos e modos de vida; cidade e paisagem urbana; festa, lazer e sociabilidade; consumo e mercado; gíria gay e bajubá; pensamento sócio-político brasileiro.

Downloads

Publicado

2017-04-29

Edição

Seção

Artigos