Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
- No ato de submissão do material para avaliação, o documento "Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta" deverá ser enviado, devidamente preenchido e assinado, preferencialmente com assinatura digital
- No ato de submissão do material para avaliação, o documento “Minibio” deverá ser enviado, devidamente preenchido.
Artigos
Artigos
- Os artigos devem incluir um resumo e cinco palavras-chave no idioma em que o texto estiver escrito. O resumo e as palavras-chave devem somar no máximo 1000 caracteres (com espaços). O resumo deve enfatizar o objetivo principal, o método utilizado, os principais resultados e conclusões.
- Os artigos deverão apresentar seu título, resumo e palavras-chave em inglês, quando esta não for a língua original do texto. Nos artigos escritos em inglês, os elementos acima mencionados devem estar também em espanhol. As traduções poderão ser revistas ou refeitas pela Revista.
- Para garantir o anonimato no processo de peer-review, os artigos não deverão apresentar quaisquer marcas de autoria, ou seja, nomes de autores não deverão constar no corpo do texto, incluindo referências em nota, na bibliografia, agradecimentos, etc. Tais informações devem ser substituídas pelo símbolo $ e poderão ser agregadas quando o texto estiver aprovado para publicação. Dados sobre o/s autor/es (nome, filiação institucional, cidade/país, e-mail etc.) deverão ser preenchidos no campo próprio, quando do registro do(s) autor(es) na plataforma de submissão da Revista.
- Os artigos deverão ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas.
- Cada artigo poderá ter no máximo 4 (quatro) autores/as. Em casos excepcionais e mediante justificativa fundamentada enviada à Revista pelo autor principal, esse limite poderá ser excedido.
- Em caso de múltipla autoria, o tipo de participação de cada autor/a deve estar explicitado segundo as seguintes categorias: 1. Conceitualização e formulação de ideias – estabelecimento de metas e objetivos gerais de pesquisa; 2. Curadoria de dados - Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), selecionar e manter dados de pesquisa (incluindo código de software) para uso inicial e posterior reutilização; 3. Análise formal - Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo; 4. Aquisição de financiamento - Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem à publicação; 5. Investigação - Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências; 6. Metodologia - Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos; 7. Administração do projeto - Responsabilidade de gerenciamento e coordenação pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa; 8. Recursos - Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise; 9. Software - Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes; 10. Supervisão - Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal; 11. Validação - Verificação, seja como parte da atividade ou separada dela, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa; 12. Visualização - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados; 13. Redação - rascunho original - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva); 14. Redação - revisão e edição - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles/as do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
- Os textos deverão ser escritos e editados em Word, com formato .doc, letra Arial 12, com espaço 1,5.
- A configuração da página será A4, com margens de 3,0cm (superior, inferior, esquerda e direita). Os números das páginas deverão ser colocados no canto superior direito (Arial 10).
- O título do trabalho deve estar centralizado, fonte Arial 14, em negrito, com letras maiúsculas e espaço 1,5. Caso haja subtítulo, deverá ser escrito com letras minúsculas. Os resumos deverão estar em Arial 12, com espaço simples.
Dossiês temáticos
Dossiês temáticos
O dossiê deve ser composto por 4 a 8 artigos inéditos em português, inglês ou espanhol. A editoria pode ser consultada para avaliar casos específicos. Os organizadores do dossiê deverão apresentar a proposta à Editoria da Revista Sexualidad, Salud y Sociedad. No documento apresentado deve constar:
- O título geral da proposta;
- A titulação e filiação institucional das/os organizadores e demais autores envolvidos na proposta
- Uma apresentação e justificativa geral da discussão enfocada, tendo em consideração a relação dos organizadores com a proposta e o escopo temático da Revista (até 2500 caracteres com espaço)
- Título, resumo e 3 palavras-chave de cada um dos artigos que integrarão o dossiê. O resumo e as palavras-chave devem somar no máximo 1000 caracteres com espaços
- Indicação de pelo menos três nomes e contatos de email de possíveis pareceristas para cada artigo; levando em consideração, na medida do possível, a diversidade institucional dos pareceristas
A proposta deverá ser enviada ao e-mail sexualidadsaludsociedad@gmail.com No assunto do e-mail deve estar indicado: “Proposta de dossiê temático”. Na avaliação, serão observados:
- A qualidade da proposta e a quantidade dos artigos;
- Diversidade institucional e regional dos autores e proponentes;
- Autoria (ou coautoria) de pelo menos a metade dos trabalhos distinta dos próprios proponentes do dossiê
- O cumprimento das normas da revista em relação ao número máximo de autores por artigo. A editoria pode ser consultada para avaliar casos específicos
- Casos omissos serão avaliados pela Equipe Editorial
Após aceita a proposta, os artigos serão avaliados por pareceristas ad hoc. Cada artigo deverá ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas, com as mesmas características indicadas na Seção Artigos.
Declaração de Direito Autoral
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 do tipo atribuição BY.