Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • No ato de submissão do material para avaliação, o documento "Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta" deverá ser enviado, devidamente preenchido e assinado, preferencialmente com assinatura digital
  • No ato de submissão do material para avaliação, o documento “Minibio” deverá ser enviado, devidamente preenchido.

Diretrizes para Autores

SEÇÕES DE SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD – REVISTA LATINO-AMERICANA

 A Revista Sexualidad Salud y Sociedad publica os seguintes tipos de contribuição, em português, espanhol e/ou inglês:

 

Artigos

Os artigos inéditos deverão ser baseados em pesquisa empírica original e ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas.

Cada artigo poderá ter no máximo 4 (quatro) autores/as. Em casos excepcionais e mediante justificativa fundamentada enviada à Revista pelo autor principal, esse limite poderá ser excedido.

Os textos serão analisados por pareceristas ad hoc em regime de avaliação duplo-cego ou informada, conforme preferência do autor.

 

Dossiês temáticos

O dossiê deve ser composto por 5 a 8 artigos inéditos em português, inglês ou espanhol. A editoria pode ser consultada para avaliar casos específicos. Os organizadores do dossiê deverão apresentar a proposta à Editoria da Revista Sexualidad, Salud y Sociedad. No documento apresentado deve constar:

  1. O título geral da proposta;
  2. A titulação e filiação institucional das/os organizadores e demais autores envolvidos na proposta
  3. Uma apresentação e justificativa geral da discussão enfocada, tendo em consideração a relação dos organizadores com a proposta e o escopo temático da Revista (até 2500 caracteres com espaço)
  4. Título, resumo e até 5 palavras-chave de cada um dos artigos que integrarão o dossiê. O resumo e as palavras-chave devem somar no máximo 1000 caracteres com espaços
  5. Indicação de pelo menos três nomes e contatos de email de possíveis pareceristas para cada artigo; levando em consideração, na medida do possível, a diversidade institucional dos pareceristas

 

Na formulação de uma proposta de dossiê deverá ser observado que a Revista Sexualidad, Salud y Sociedad estabelece que

  • No caso de haver mais de um proponente, estes deverão atuar em instituições situadas em regiões diferentes do país ou em diferentes países da América Latina
  • No caso de dossiês compostos por 5 ou 6 artigos, as/os organizadoras/es não poderão ser também autoras/es de artigos neles contidos, mantendo sua autoria apenas na apresentação do dossiê.
  • No caso de dossiês compostos por 7 ou 8 artigos, as/os organizadoras/es poderão ser autoras/es de apenas 1 deles, além da autoria da apresentação do dossiê.

O não cumprimento dessas orientações resultará na recusa da proposta encaminhada.

A proposta deverá ser enviada ao e-mail sexualidadsaludysociedad@gmail.com No assunto do e-mail deve estar indicado: “Proposta de dossiê temático”. Na avaliação, serão observados:

  • A qualidade da proposta e a quantidade de artigos; 
  • Diversidade institucional e regional dos proponentes e dos autores;
  • O cumprimento das normas da revista em relação ao número máximo de autores por artigo. A editoria pode ser consultada para avaliar casos específicos

 Após aceita a proposta, os artigos serão avaliados por pareceristas ad hoc, conforme o regime de avaliação de preferência do autor. Cada artigo do dossiê deverá ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas, com as mesmas características indicadas na Seção Artigos. 

 

Ensaios bibliográficos

Trata-se de seção destinada a publicação de ensaios críticos sobre temas de interesse ao escopo temático da revista, construídos a partir da análise de livros e/ou artigos que toquem em assuntos correlatos.

O ensaio deverá ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas

Os textos serão analisados por pareceristas ad hoc, conforme regime de avaliação de preferência do autor.

 

Entrevistas

A entrevista deve ser inédita e pode ser realizada por mais de um pesquisador. O texto deverá ter no máximo 40.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas.

A entrevista deve ter um fio condutor específico adequado ao escopo temático detalhado em nossa política editorial; por exemplo, a trajetória do entrevistado no campo de estudos sobre sexualidade, saúde e sociedade, seu percurso e envolvimento no campo dos ativismos, diálogos do entrevistado com o campo acadêmico e com outros autores/atores sociais do debate público.

O envio dos textos das entrevistas deverá ser realizado através do sistema de edição eletrônica da revista, com prévio registro do/as entrevistadores como "Autores".

Os materiais submetidos serão avaliados pela equipe editorial.

 

Discursos e debates

Trata-se de seção destinada a publicação de conferências, palestras ou debates realizados em congressos, simpósios e mesas redondas sobre tema adequado ao escopo temático detalhado em nossa política editorial. A seção comporta a publicação individual ou conjunta de textos produzidos para o mesmo evento.

Os materiais submetidos para publicação na seção Discursos e Debates devem ter até 25.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas.

O resumo de cada material submetido deve oferecer informações sobre autoria, trajetória e o contexto em que a exposição foi realizada. Nesse formato, o espaço das notas pode ser utilizado para inclusão de observações adicionais sobre as referências bibliográficas mencionadas na apresentação oral.

Os materiais submetidos serão avaliados pela equipe editorial.

 

Ciência aberta

A seção é destinada a publicação de pareceres produzidos no decorrer de processos de avaliação realizados em regime de ciência aberta. Pareceristas ad hoc de artigos aprovados para publicação serão convidados pela equipe editorial a publicar na nova seção, no mesmo volume do texto avaliado.

O texto será acompanhado de título e terá até entre 2500 (min) e 5000 (max) caracteres com espaços, excluindo-se as referências bibliográficas

 

Acervo

A seção Acervo destina-se à publicação de textos e documentos com valor histórico, como materiais de arquivo, documentos raros ou pouco conhecidos, memoriais e conferências produzidas por pesquisadores, coletivos e lideranças com atuação histórica expressiva no campo de debates sobre Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos na América Latina.

Os materiais submetidos serão avaliados pela equipe editorial.

 

Resenhas

Sexualidad, Salud y Sociedad recebe textos originais e inéditos que resenhem livros referentes às questões incluídas na temática e no escopo da revista, publicados nos últimos cinco anos, contados a partir da data de submissão no sistema da Revista Os textos de resenhas propostos não podem se encontrar em avaliação e/ou à de publicação em outro periódico.

  • A extensão máxima das resenhas é de 20.000 caracteres (com espaços).
  • As resenhas não levam títulos; devem ser encabeçadas com a referência bibliográfica completa do livro resenhado (seguindo as Normas para Autores da revista referentes às citações bibliográficas).
  • O/a/s autor/a/as/es da resenha deve/m colocar, após a referência bibliográfica completa do livro resenhado, seu/s nome/s, título, pertencimento institucional, cidade, país e e-mail.
  • As resenhas não devem conter notas.
  • Se o texto da resenha contiver outras referências bibliográficas, estas deverão seguir as Normas para Autores estabelecidas para artigos, que estão detalhadas na seção "Envios".
  • O envio dos textos das resenhas deverá realizar-se através do sistema de edição eletrônica da revista, com prévio registro do/a resenhista como "Autor".
  • Logo depois de avaliada a pertinência temática e a adequação formal das resenhas recebidas, os Editores de Resenhas poderão aprovar os textos tal como foram enviados, sugerir modificações, ou recusá-los, aplicando os critérios editoriais da revista.

 

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES 

  • Os textos deverão ser escritos e editados em Word, com formato .doc, letra Arial 12, com espaço 1,5.
  • A configuração da página será A4, com margens de 3,0cm (superior, inferior, esquerda e direita). Os números das páginas deverão ser colocados no canto superior direito (Arial 10).
  • O título do trabalho deve estar centralizado, fonte Arial 14, em negrito, com letras maiúsculas e espaço 1,5. Caso haja subtítulo, deverá ser escrito com letras minúsculas. Os resumos deverão estar em Arial 12, com espaço simples. 
  • O resumo e as palavras-chave devem somar no máximo 1000 caracteres com espaços.
  • Gráficos e/ou tabelas devem ser incluídos no texto, não no final. Devem ser inseridas em formato jpg, com qualidade de 300 dpi, para que seja possível a reprodução direta. Devem ter os títulos e números correspondentes, bem como referências e fontes, se aplicável, tudo em fonte Arial 10.
  • A padronização das citações, referências e legendas das ilustrações deverá estar de acordo com as orientações de estilo detalhadas no Manual de Estilo Chicago

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO

As contribuições serão recebidas em fluxo contínuo na plataforma do Portal Uerj. No ato de submissão, deverá ser selecionada a seção para qual o autor deseja apresentar o material.

Quando do envio da proposta, devem ser submetidos junto à peça em avaliação

  1. Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.
  2. Minibio das/os autoras/es

No “Formulário de Conformidade com a Ciência aberta” será informado

  1. se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização;
  2. se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão disponíveis em algum repositório e se estes foram devidamente citados e referenciados no material submetido;
  3. qual o regime de avaliação desejado no processo de revisão por pares

No caso da opção pelo regime de avaliação duplo cego, para garantir o anonimato no processo de peer-review, o texto dos artigos não deverá apresentar quaisquer marcas de autoria, ou seja, nomes de autores não deverão constar no corpo do texto, incluindo referências em nota, na bibliografia, agradecimentos etc. Tais informações devem ser substituídas pelo símbolo $ e serão agregadas ao longo do processo editorial. 

[Clique aqui para baixar o formulário]

Na “Minibio” deverá ser informado nome completo, número de ORCID e link do lattes, bem como o nome completo, cidade e país de sua afiliação institucional (indicar instituição + faculdade e departamento, cidade, Estado e o país). Os nomes das instituições e programas deverão ser apresentados por extenso e no idioma original da instituição, ou na versão em inglês.

Como parte da Política de Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade de Sexualidad, Salud y Sociedad, no formulário “Minibio” será facultado o preenchimento de informações sobre o perfil social, etnicorracial, orientação sexual, identidade de gênero e sobre ser PCD. Esses dados não serão publicizados e somente serão utilizados para acompanhamento das políticas de inclusão da Revista.

[Clique aqui para baixar o formulário]

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A pertinência temática e disciplinar dos textos a serem submetidos ao processo de revisão por pares será definida previamente pelos editores. 

Os artigos originais enviados serão submetidos à avaliação de ao menos dois avaliadores/as ad hoc escolhidos entre um grupo de reconhecidos/as especialistas nas diversas áreas de interesse da revista, que opinarão sobre o conteúdo e a qualidade das contribuições. 

Para serem publicados, os trabalhos submetidos à revisão deverão obter determinações favoráveis dos/as dois/duas avaliadores/as que dominem o assunto. Em caso de disparidade, submeter-se-á o texto à revisão crítica por parte de um/a terceiro/a avaliador/a ad hoc, a partir da qual se tomará a decisão editorial de publicação ou não.

Como resultado do processo de avaliação, os Editores da Revista compõem uma Definição Editorial sobre o artigo indicando que ele está:

- Aceito para publicação, ou;

- Aceito para publicação mediante o atendimento satisfatório das modificações solicitadas pelos resultados de parecer - podendo ou não passar por uma segunda rodada de avaliações, ou;

- Rejeitado.

 

NOTAS, CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latino-Americana segue as orientações de estilo e formatação detalhadas no Manual de Estilo Chicago e as especificações definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para a citação de documentos oficiais.

  1. As notas devem estar em formato de nota de rodapé e não podem consistir apenas em referências bibliográficas.
  2. Citações diretas de texto, de até três linhas, devem estar entre aspas no corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem ser recuadas (margem esquerda) em 4 cm, sem aspas e em fonte Arial 10.
  3. A referência de autoria de trecho de citação direta deve aparecer no corpo do texto no seguinte formato: sobrenome do autor | espaço | ano de publicação| vírgula | número(s) de página(s), conforme os exemplos:

(Carrara 2015, 324)                (Butler 2015, 220-221)

Se duas ou mais referências tiverem o mesmo autor e ano, elas devem ser diferenciadas usando letras minúsculas (a, b, c) após o ano. Para parafrasear uma ideia, use o mesmo formato de citação, omitindo o número da página.

  1. A lista completa de referências bibliográficas deve ser inserida ao final do texto

 

Segue abaixo detalhamento do padrão de citação aceito pela Revista. Casos não mencionados devem tomar como base as orientações estabelecidas pelo Manual de de Estilo Chicago:

Livros

Bento, Berenice. 2006. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero. Rio de Janeiro: Garamond.

(Bento 2006, 20)

 Coletâneas

Heilborn, M. L., Duarte, L. F. D., Peixoto, C., e Lins de Barros, M. 2005. Sexualidade, família e ethos religioso. Rio de Janeiro: Garamond.

(Heilborn et al 2005, 51)

 Capítulo de livro

Portnoy, Fabián. 2005. "El embarazo en la adolescencia y los riesgos perinatales". In Embarazo y maternidad en la adolescencia. Estereotipos, evidencias y propuestas para políticas públicas, editado por Monica Gogna. Buenos Aires: CEDES.

(Portnoy 2005, 76)

 Artigo publicado em revista

Crapanzano, Vincent. 2005. "A cena: lançando sombra sobre o real". Mana. Estudos de Antropologia Social 11 (2): 357-383.

(Crapanzano 2005)

Farias, Juliana, e Natália B. do Lago, e Roberto Efrem Filho. 2020. "Mães e lutas por justiça. Encontros entre produção de conhecimento, ativismos e democracia". Sexualidad, Salud y Sociedad 36: 146-180.

(Farias, Lago e Efrem Filho 2020)

 Tese ou dissertação

Vianna, Adriana. 2002. Mães e lutas por justiça. Encontros entre produção de conhecimento, ativismos e democracia Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lacerda, Paula. 2006. “O drama encenado: assassinatos de gays e travestis na imprensa carioca”. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 Publicações em jornais

Com autoria

Sobrenome, nome do(s) autor(es). 2015. “Título da matéria”. Nome do Jornal, nome da seção [quando houver], nº, volume, , dia e mês.

(Sobrenome do autor 2015)

Sem autoria

Nome do Jornal. 2015. “Título da matéria”. Seção, nº, volume, dia e mês.

(Nome do Jornal 2015)

No caso de publicações acessíveis em base de dados digitais inserir link e data de acesso.

Documentos e textos digitais

Sobrenome, nome do(s) autor(es). Ano de publicação. “Título do documento/texto”. Título da fonte da publicação [Nome da página web], dia e mês. Disponível em: Link (Acesso em: data de consulta do documento).

No caso de citações de conteúdos publicados em redes sociais adotamos o seguinte padrão:

Nome do perfil ou @ [Facebook, Instagram, X…). Ano. “Título ou primeira frase da publicação”. Nome da rede social, dia, mês, ano. Link de acesso ao post

As URLs devem estar ativas no momento da submissão do artigo para avaliação pelo periódico.

 Leis, regulamentos e decretos

As referências bibliográficas relativas a leis, regulamentos, decretos e documentos legais devem obedecer à Norma ABNT 6023/2018. Este escopo inclui constituições federais, reformas constitucionais e textos legais infraconstitucionais (decretos, portarias, resoluções, medidas provisórias, resoluções, etc.). Em termos gerais, deve incluir: autoria/entidade que publica o documento legal (em letras maiúsculas), título do documento, menu, local e data de publicação, link de acesso e data de acesso. No caso de um documento impresso, inclua cidade, editora, ano e intervalo de páginas.

Exemplo:

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Institui o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 10 de fevereiro. 2010.

 

Artigos

Artigos

  • Os artigos devem incluir um resumo e cinco palavras-chave no idioma em que o texto estiver escrito. O resumo e as palavras-chave devem somar no máximo 1000 caracteres (com espaços). O resumo deve enfatizar o objetivo principal, o método utilizado, os principais resultados e conclusões.
  • Os artigos deverão apresentar seu título, resumo e palavras-chave em inglês, quando esta não for a língua original do texto. Nos artigos escritos em inglês, os elementos acima mencionados devem estar também em espanhol. As traduções poderão ser revistas ou refeitas pela Revista.
  • Para garantir o anonimato no processo de peer-review, os artigos não deverão apresentar quaisquer marcas de autoria, ou seja, nomes de autores não deverão constar no corpo do texto, incluindo referências em nota, na bibliografia, agradecimentos, etc. Tais informações devem ser substituídas pelo símbolo $ e poderão ser agregadas quando o texto estiver aprovado para publicação. Dados sobre o/s autor/es (nome, filiação institucional, cidade/país, e-mail etc.) deverão ser preenchidos no campo próprio, quando do registro do(s) autor(es) na plataforma de submissão da Revista.
  • Os artigos deverão ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas.
  • Cada artigo poderá ter no máximo 4 (quatro) autores/as. Em casos excepcionais e mediante justificativa fundamentada enviada à Revista pelo autor principal, esse limite poderá ser excedido.
  • Em caso de múltipla autoria, o tipo de participação de cada autor/a deve estar explicitado segundo as seguintes categorias: 1. Conceitualização e formulação de ideias – estabelecimento de metas e objetivos gerais de pesquisa; 2. Curadoria de dados - Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), selecionar e manter dados de pesquisa (incluindo código de software) para uso inicial e posterior reutilização; 3. Análise formal - Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo; 4. Aquisição de financiamento - Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem à publicação; 5. Investigação - Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências; 6. Metodologia - Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos; 7. Administração do projeto - Responsabilidade de gerenciamento e coordenação pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa; 8. Recursos - Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise; 9. Software - Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes; 10. Supervisão - Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal; 11. Validação - Verificação, seja como parte da atividade ou separada dela, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa; 12. Visualização - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados; 13. Redação - rascunho original - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva); 14. Redação - revisão e edição - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles/as do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
  • Os textos deverão ser escritos e editados em Word, com formato .doc, letra Arial 12, com espaço 1,5.
  • A configuração da página será A4, com margens de 3,0cm (superior, inferior, esquerda e direita). Os números das páginas deverão ser colocados no canto superior direito (Arial 10).
  • O título do trabalho deve estar centralizado, fonte Arial 14, em negrito, com letras maiúsculas e espaço 1,5. Caso haja subtítulo, deverá ser escrito com letras minúsculas. Os resumos deverão estar em Arial 12, com espaço simples. 

 

Dossiês temáticos

Dossiês temáticos

O dossiê deve ser composto por 4 a 8 artigos inéditos em português, inglês ou espanhol. A editoria pode ser consultada para avaliar casos específicos. Os organizadores do dossiê deverão apresentar a proposta à Editoria da Revista Sexualidad, Salud y Sociedad. No documento apresentado deve constar:

  1. O título geral da proposta;
  2. A titulação e filiação institucional das/os organizadores e demais autores envolvidos na proposta
  3. Uma apresentação e justificativa geral da discussão enfocada, tendo em consideração a relação dos organizadores com a proposta e o escopo temático da Revista (até 2500 caracteres com espaço)
  4. Título, resumo e 3 palavras-chave de cada um dos artigos que integrarão o dossiê. O resumo e as palavras-chave devem somar no máximo 1000 caracteres com espaços
  5. Indicação de pelo menos três nomes e contatos de email de possíveis pareceristas para cada artigo; levando em consideração, na medida do possível, a diversidade institucional dos pareceristas

A proposta deverá ser enviada ao e-mail sexualidadsaludsociedad@gmail.com No assunto do e-mail deve estar indicado: “Proposta de dossiê temático”. Na avaliação, serão observados:

  • A qualidade da proposta e a quantidade dos artigos; 
  • Diversidade institucional e regional dos autores e proponentes;
  • Autoria (ou coautoria) de pelo menos a metade dos trabalhos distinta dos próprios proponentes do dossiê
  • O cumprimento das normas da revista em relação ao número máximo de autores por artigo. A editoria pode ser consultada para avaliar casos específicos
  • Casos omissos serão avaliados pela Equipe Editorial

Após aceita a proposta, os artigos serão avaliados por pareceristas ad hoc. Cada artigo deverá ter no máximo 50.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e palavras-chave (em espanhol, português e inglês), notas e referências bibliográficas, com as mesmas características indicadas na Seção Artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.