Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Criada pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a revista virtual Sexualidad, Salud y Sociedad tem como missão promover o intercâmbio da produção acadêmica latino-americana e sua divulgação junto a pesquisadores, ativistas e formuladores de políticas públicas. A Revista publica contribuições que, com foco no contexto latino-americano, explorem as dimensões culturais e políticas das sexualidades e tragam discussões relevantes e originais sobre o tema.

 

São temas principais de interesse de Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana:

a) As práticas e representações sociais sobre sexualidades/erotismo e suas conexões com diversos marcadores sociais de diferença (gênero, classe social, cor/raça, etnia/nacionalidade, etapas da vida/geração, etc.);

b) As políticas públicas, os ordenamentos jurídicos e a ação de diferentes atores da sociedade civil (movimentos sociais, grupos religiosos, ONGs, agências de financiamento, etc.) no processo de instituição dos direitos sexuais e reprodutivos nos âmbitos da saúde, justiça e educação, entre outros;

c) As ciências e os saberes sobre a sexualidade, com ênfase no papel da saúde pública ou coletiva para o desenvolvimento das investigações e de políticas públicas sobre o tema.

 

A Revista privilegia a perspectiva das ciências humanas e sociais, recebendo trabalhos em três idiomas (português, espanhol e inglês).

 

Tendo como horizonte os temas de interesse da Revista, os materiais submetidos poderão ser publicados nas seguintes seções: Artigos, Dossiês Temáticos, Ensaios Bibliográficos, Discursos, Debates, Entrevistas, Resenhas e Acervo.   As orientações específicas a cada seção podem ser consultadas na aba “Envio de artigos”. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o objetivo de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público.

Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de materiais.

 

PERIODICIDADE

Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latino-Americana é um periódico de publicação contínua.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Alinhada a boas práticas de ciência aberta, Sexualidad, Salud y Sociedad permite que os autores dos materiais submetidos à revista indiquem o regime de avaliação a que desejam submeter seus trabalhos:

  • Avaliação duplo-cego
  • Avaliação informada

Para tanto, o preenchimento e envio do “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” é etapa obrigatória do processo de submissão de materiais nas seções Artigos, Dossiês e Ensaios Bibliográficos.

Acesse aqui o documento

 

PUBLICAÇÃO DE PREPRINTS

São aceitos para publicação manuscritos depositados previamente em servidores de preprints reconhecidos como Scielo Preprints, ScoArXiv, HAL, Zenodo e repositórios de universidades (exemplo: repositório da UnB).

A submissão prévia em repositórios de preprint deverá ser informada no formulário de conformidade com a ciência aberta.

 

DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS DE PESQUISA E OUTROS MATERIAIS

Sexualidad, Salud y Sociedad incentiva a publicação de dados e informações adicionais subjacentes às análises e pesquisas apresentadas. Orientamos os autores a depositarem tais informações em repositórios de dados confiáveis – como o DataScielo, por exemplo. Materiais adicionais, caso disponibilizados, devem estar devidamente citados, referenciados e declarados no texto submetido para avaliação na Revista. A disponibilidade dos dados que subsidiam a análise apresentada deverá ser informada no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”.

 

USO DE IA

Quando for o caso, o tipo de uso de Inteligência Artificial Generativa deve ser explicitado nas peças submetidas para avaliação. Tal como detalhado no Guia de Uso de Ferramentas e Recursos de IA na comunicação de pesquisas na Rede Scielo, “ocultar o uso e conteúdo de IA é uma falta ética que viola os princípios de transparência e honestidade em pesquisa”. Assim, recomenda-se a menção de todo e qualquer tipo de uso de ferramentas de IA na elaboração de seu manuscrito. Para maiores informações sobre o assunto ver o documento Scielo.

 

ETAPAS DA AVALIAÇÃO

A adequação à política editorial, a pertinência temática e disciplinar, o respeito às regras de submissão, às normas de publicação, bem como a consistência da contribuição geral dos textos serão objeto de seleção prévia por parte do corpo editorial, antes de serem submetidos à avaliação por pares.

Os artigos selecionados preliminarmente pelo comitê editorial a partir destes critérios são avaliados por pelo menos dois pareceristas ad hoc, escolhidos entre um grupo de reconhecidos especialistas nas diversas áreas temáticas de interesse da Revista, os quais emitirão parecer sobre o conteúdo e a qualidade das contribuições, em regime de avaliação duplo-cego ou informada.

Os pareceristas convidados são vinculados a instituições brasileiras e de outros países da América Latina.

Em caso de disparidade, submeter-se-á o texto à revisão crítica por parte de um/a terceiro/a avaliador/a ad hoc, a partir da qual se tomará a decisão editorial de publicação ou não.

Como resultado do processo de avaliação, os Editores da Revista compõem uma Definição Editorial sobre o artigo indicando que ele está:

- Aceito para publicação, ou;

- Aceito para publicação mediante o atendimento satisfatório das modificações solicitadas pelos resultados de parecer - podendo ou não passar por uma segunda rodada de avaliações, ou;

- Rejeitado.

 

DIREITOS DE PUBLICAÇÃO

Ao enviar os trabalhos para sua avaliação, os/as autores/as assumem que os textos, assim como ilustrações, tabelas, referências bibliográficas etc. são de sua inteira responsabilidade e expressam suas opiniões, e não necessariamente as de Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latinoamericana.


Através apenas do envio, os/as autores/as estão autorizando aos/às editores/as a sua eventual publicação, e cedendo seus direitos para tal fim.

 

 POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

Com o compromisso de evitar práticas de plágio que atentem contra as bases éticas da produção científica e configurem crimes de violação de direito autoral segundo a legislação brasileira, Sexualidad, Salud y Sociedad utiliza software para identificação de textos que apresentem similaridade com outros conteúdos disponíveis na internet. A revista reserva-se o direito de recusar manuscritos em que sejam identificados conteúdos plagiados de qualquer extensão.

 

Os autores devem estar cientes de que a replicação de trechos de artigos próprios previamente publicados pode ser considerada uma forma de auto-plágio, o que em alguns casos é inaceitável. Quando este tipo de reaproveitamento de textos for imprescindível ou inevitável, a duplicação deve sempre ser referenciada de forma transparente e devidamente atribuída, bem como obedecer aos requerimentos necessários de copyright. Se um manuscrito contém texto já publicado, os autores devem notificar a Equipe Editorial no momento da submissão.