O dispositivo “antes e depois” nas cirurgias estéticas íntimas: novas formas de materialização das normas de gênero
Palavras-chave:
Cirurgia estética genital feminina, antes e depois, gênero, sexualidade, pós-feminismoResumo
Este artigo tem como ponto de partida uma reflexão sobre a produção de imagens e narrativas circunscritas em torno do dispositivo antes e depois. Argumenta que a divulgação de padrões estéticos, especialmente nas redes sociais, opera de modo a prescrever uma necessária transformação e aprimoramento de si. Analisa relatos de experiências de mulheres que realizaram a chamada cirurgia íntima (ninfoplastia ou redução dos pequenos lábios vaginais) com a intenção de melhoria estética. Os depoimentos provêm de um grupo de discussão em torno desses procedimentos na internet. Nos casos em que as intervenções cirúrgicas são avaliadas negativamente, o antes e depois não se realizada da forma prevista. Nesse cenário, as mulheres tendem a ressignificar a necessidade da cirurgia e a reconhecer a imposição, por parte da sociedade, de padrões corporais idealizados. Este processo é discutido por meio do debate acerca do pós-feminismo e constrangimentos de gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.