MASCULINIDADES E ACONSELHAMENTO NAS MÍDIAS DIGITAIS: subjetivação e empreendedorismo de si em páginas do Instagram

Autores/as

Palabras clave:

masculinidades, mídias digitais, Instagram, empreendedorismo de si

Resumen

Este artigo analisa duas páginas do Instagram administradas por influenciadores digitais que apresentam conteúdo reflexivo voltado a homens em torno da construção da masculinidade, buscando compreender as formas de subjetivação imanentes à publicação de conteúdo. A análise se centrou nas descrições biográficas, no conteúdo imagético e audiovisual e no acompanhamento das publicações no perfil e nos stories por um ano. Identificamos que seus temas centrais são o controle das emoções e os relacionamentos conjugais, associados à construção de uma masculinidade denominada “saudável”. Seu desenvolvimento passa pelo consumo de práticas terapêuticas oferecidas em cursos e produtos vendidos através da plataforma. O consumo midiático das masculinidades exige, aos seus seguidores, investimentos financeiros e articula-se à lógica do empreendedorismo de si. O que se vende é um ideal de sujeito autônomo e autorrealizado consubstanciado na construção individual de uma “masculinidade saudável”.

 

Biografía del autor/a

Fernando de Figueiredo Balieiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

É Professor do Departamento e do Programa de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Sociologia pela UFSCar, foi - com bolsa sanduíche - pesquisador visitante no Programa de Cinema e Mídias Digitais da Universidade da Califórnia e pós-doutor pela UFPel. É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), onde coordena o GT Sociologia Digital e da International Sociological Association, onde atua no Research Committee Futures Research e no Work Group on Digital Sociology. Participou da coordenação do GT de Estudos Culturais da ANPOCS entre 2020 e 2021. Sua pesquisa atual se debruça sobre aspectos da esfera pública na era digital. Tem diversos artigos publicados nas principais revistas de Sociologia e Ciências Sociais brasileiras. Atua como parecerista de periódicos relevantes na área de Sociologia e das Ciências Sociais e também como parecerista ad hoc da FAPESP. Seu último livro publicado foi "Carmen Miranda entre os desejos de duas nações" (2018).

Publicado

2024-12-05

Número

Sección

Dossier