MASCULINIDADES E ACONSELHAMENTO NAS MÍDIAS DIGITAIS: subjetivação e empreendedorismo de si em páginas do Instagram
Palavras-chave:
masculinidades, mídias digitais, Instagram, empreendedorismo de siResumo
Este artigo analisa duas páginas do Instagram administradas por influenciadores digitais que apresentam conteúdo reflexivo voltado a homens em torno da construção da masculinidade, buscando compreender as formas de subjetivação imanentes à publicação de conteúdo. A análise se centrou nas descrições biográficas, no conteúdo imagético e audiovisual e no acompanhamento das publicações no perfil e nos stories por um ano. Identificamos que seus temas centrais são o controle das emoções e os relacionamentos conjugais, associados à construção de uma masculinidade denominada “saudável”. Seu desenvolvimento passa pelo consumo de práticas terapêuticas oferecidas em cursos e produtos vendidos através da plataforma. O consumo midiático das masculinidades exige, aos seus seguidores, investimentos financeiros e articula-se à lógica do empreendedorismo de si. O que se vende é um ideal de sujeito autônomo e autorrealizado consubstanciado na construção individual de uma “masculinidade saudável”.
Publicado
Edição
Seção
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.