Os Pesquisadores e o turbilhão: políticas de avaliação científica e gramáticas emocionais

Autores

Palavras-chave:

emoções, políticas de avaliação científica, produção de conhecimento.

Resumo

Este trabalho se situa na interseção entre a antropologia das emoções e a sociologia dos intelectuais. Seu objetivo é examinar: a) a relação entre as políticas de avaliação científica no Brasil, norteadas pelo incentivo à competição, e as gramáticas emocionais assim suscitadas; e b) o lugar das emoções na produção de conhecimento. A metodologia é a entrevista em profundidade com pesquisadores brasileiros sobre suas trajetórias, a dimensão emocional de suas experiências de sucesso e de fracasso e suas parcerias, rivalidades e conflitos. O trabalho pretende contribuir para a compreensão dos dilemas e impasses suscitados por essas gramáticas emocionais geradas pelo imperativo da competição, tal como implicitamente incentivado pelos princípios norteadores das políticas de avaliação científica no Brasil, e do consequente sofrimento na vida acadêmica, com seus impactos sobre o desempenho dos programas de pós-graduação, a produção de conhecimento e as trajetórias dos pesquisadores.

Biografia do Autor

Maria Claudia Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais

Helena Bomeny, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais

Publicado

2023-01-06

Edição

Seção

Dossiês temáticos