"Mulher, você não precisa disso": Discursos em embate sobre a pílula e a supressão da menstruação
Palavras-chave:
Supressão da menstruação, pílula anticoncepcional, medicalização, hormônios, natureza.Resumo
O discurso médico do século XIX listava uma série de desordens físicas e mentais associadas aos órgãos reprodutivos das mulheres (Rohden, 2009). Um fenômeno corporal até hoje frequentemente construído como patológico é a menstruação (Vieira, 2002), para o qual existe uma ferramenta médica de intervenção amplamente empregada: a pílula anticoncepcional. Como o período menstrual é muitas vezes visto como um problema, sua interrupção por meio da ingestão contínua da pílula é recorrentemente propagada como a solução (Kissling, 2013). À luz dessas ideias, analiso como três mulheres autoidentificadas como feministas negociam significados sobre a pílula, a menstruação e a supressão menstrual em entrevistas orais semiestruturadas. O objetivo do trabalho é investigar como sentidos biomédicos sobre o corpo feminino são discursivamente reificados, desafiados e corporificados.Downloads
Publicado
2023-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.