“É tudo uma máfia”: trânsitos e tensões na busca de um lugar no palco
Palavras-chave:
drag queen, redes de relações sociais, carreira, sexualidade.Resumo
Este artigo explora relações e constrangimentos envolvendo as oportunidades de shows e de progressão na carreira de drag queens iniciantes. Através da análise de material etnográfico, persigo a categoria máfia que, quando empregada, lança suspeita sobre resultados de concursos e a oferta de oportunidades. Seu uso sugere a elevada competitividade no meio artístico drag. Analiso ainda um momento específico durante a pesquisa de campo no qual fui convidado a julgar um concurso. A metodologia consiste em pesquisa etnográfica, observação participante e conversas informais. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017, tendo como foco o processo de constituição das carreiras artísticas de um grupo de jovens drag queens que, desde Campinas, buscam viabilizar sua participação em concursos e shows para além da cidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.