Tornar-se pai: entre novos ideais e antigas estruturas

Autores

Palavras-chave:

paternidade, masculinidade, varões, cuidado, gênero.

Resumo

Nos últimos anos, as relações de gênero têm-se transformado; porém, há ordenamentos que ainda perpetuam a divisão sexual do trabalho e a desigualdade. Um desses ordenamentos fica evidenciado quando os casais se enfrentam à parentalidade, onde as tarefas domésticas e dos cuidados ainda são atribuídas predominantemente às mulheres. O objetivo da presente pesquisa foi explorar a vivência de alguns homens no trânsito à paternidade pela primeira vez para identificar os ideais predominantes e os obstáculos que ainda dificultam aos homens a execução de práticas mais equitativas. Na pesquisa foram feitas entrevistas em profundidade com homens que moram na Cidade do México. Mediante a presente análise, desenvolvemos quatro eixos temáticos que dão conta dos desafios enfrentados pelos varões com ideais equitativos, onde se mostra a importância de certos aspetos estruturais, identitários e relacionais.

Biografia do Autor

Rosa María Ramírez de Garay, Universidad Nacional Autónoma de México

Maestría en Psicología Clínica por parte de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) y actualmente estudiante de Doctorado en Psicología y Salud en la misma institución. Profesora de asignatura tipo A en licenciatura de la Facultad de Ciencias Políticas y Sociales y en la Maestría en la Facultad de Psicología, UNAM.

María Emily Ito Sugiyama, Universidad Nacional Autónoma de México

Doctora en Psicología Social por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Profesora Titular C de tiempo completo en la misma institución. Actualmente coordinadora del área de Psicología Social en la Facultad de Psicología, UNAM.

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Artigos