Políticas Públicas e Cidadania LGBT em Mato Grosso: uma década de avanços e retrocessos (2007-2017)

Autores

  • Henrique Araujo Aragusuku Universidade de São Paulo
  • Moisés Alessandro de Souza Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Políticas Públicas, LGBT, Mato Grosso, Cidadania, Direitos Sexuais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise descritiva das políticas públicas destinadas para as populações LGBT no Estado do Mato Grosso, do ano de 2007 – quando tivemos a criação do Centro de Referência LGBT, primeira política destinada a esse grupo social – aos tempos atuais, em um momento de avanço do conservadorismo social e de retrocessos nas agendas governamentais. Tal análise foi realizada a partir de um amplo levantamento bibliográfico e documental, sistematizando produções acadêmicas de referência, e levantando dados de fontes primárias, sobretudo documentos governamentais e notícias veiculadas em portais virtuais. Buscamos também trazer um panorama geral do cenário político-social de Mato Grosso, relacionando-o com a atuação dos movimentos LGBT. Damos destaque para cinco pontos de análise mais detalhada: (1) “Centro de Referência LGBT”, (2) “políticas de educação”, (3) “políticas de segurança pública”, (4) “políticas de saúde”, (5) “conferências e conselhos LGBT”, e (6) “poder legislativo”.

Biografia do Autor

Henrique Araujo Aragusuku, Universidade de São Paulo

Especialista em Psicologia Política pela Universidade de São Paulo, Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso e Mestrando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.

Moisés Alessandro de Souza Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Pósdoutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC) e Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Antropologia do Contemporâneo (GPAC).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos