A Daseinsanalyse clínica de Medard Boss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2024.79865

Resumo

A Daseinsanalyse Clínica, jovem abordagem psicológica desenvolvida por Medard Boss sob orientação de Martin Heidegger, a despeito de seu significativo desenvolvimento ocorrido nas últimas décadas, ainda se encontra pouco difundida. Com isso em vista, este artigo visa realizar uma apresentação desta abordagem por meio do resgate da problemática filosófica de origem e de suas repercussões relativas ao horizonte do trabalho clínico. Assim, ele se encontra estruturado em três partes: primeira, apresentação do termo “fenomenologia” ao longo da história da filosofia; segunda, apresentação da recepção da problemática fenomenológica dentro do pensamento heideggeriano, terceira, apresentação das articulações fenomenológicas que constituem a Daseinsanalyse Clínica. O desenvolvimento deste trabalho permite a consideração de que a Daseinsanalyse Clínica se constitui como uma ciência ôntica ramificada na ontologia fundamental heideggeriana.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Monho Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Doutorando em Psicologia Clínica (PUC-SP) Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) Formação especializada em Daseinsanalyse Clínica (ABD) Aprimoramento em Psicologia Clínica (PUC-SP) Psicólogo (UAM) Bacharel e Licenciado em Filosofia (PUC-SP). Atualmente atua como psicoterapeuta clínico em consultório particular e desenvolve pesquisas nos campos da Filosofia Contemporânea e Daseinsanalyse Clínica, sendo bolsista CAPES.

Ida Elizabeth Cardinalli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica (2011). Professora do Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP e do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique- Suiça. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Intervenção Clínico Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Daseinsanalyse, Martin Heidegger, Medard Boss, Problemáticas contemporâneas, Sofrimento, Psicoterapia e Intervenções clínico-institucionais na abordagem fenomenológico-existencial. 

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

MONHO RIBEIRO, Rafael; CARDINALLI, Ida Elizabeth. A Daseinsanalyse clínica de Medard Boss. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 253–270, 2025. DOI: 10.12957/ek.2024.79865. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/79865. Acesso em: 2 maio. 2025.