Johannes Lohmann – o Heidegger da Ciência da Linguagem?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2020.50029

Keywords:

Heidegger – Lohmann – Receção de Heidegger – Ciência da Linguagem – diferença ontológica

Abstract

A Johannes Lohmann (1895-1983), Professor de Linguística Comparada e colega de Heidegger na Universidade de Friburgo, foi atribuído o epíteto “o Heidegger da Ciência da Linguagem”. Nos estudos heideggerianos, são raros os trabalhos que consideram a influência heideggeriana sobre a obra de Lohmann. Uma das exceções é Kockelmans que, já em 1972, elogiou a obra de Lohmann e chegou à conclusão de que Lohmann compreendeu Heidegger corretamente. A análise aqui exposta não concorda com este juízo. Esta discordância é justificada através de uma leitura atenta de várias obras de Lohmann, que permite reavaliar a pretendida aplicação de algumas ideias fundamentais de Heidegger à Ciência da Linguagem, sobretudo as da diferença ontológica, da história do ser e da mundanidade. Chegar-se-á à conclusão que esta aplicação se afasta do pensamento de Heidegger, ou seja, que dificilmente se deixa conciliar com este.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bernhard Josef Sylla, Universidade do Minho / Portugal

Professor auxiliar; Departamento de Filosofia; Filosofia da Linguagem; Filosofia Contemporânea, Ontologia, Hermenêutica; Filosofia da Tecnologia

Published

2020-07-01

How to Cite

SYLLA, Bernhard Josef. Johannes Lohmann – o Heidegger da Ciência da Linguagem?. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 52–63, 2020. DOI: 10.12957/ek.2020.50029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/50029. Acesso em: 3 may. 2025.