Orientar-se no campo da Orientação Profissional: contribuições da Fenomenologia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12957/ek.2020.48142

Résumé

O objetivo deste artigo é o de mostrar como a noção de “orientação” é cabível e pertinente ao se pensar a prática da Orientação Profissional dentro de uma perspectiva fenomenológica. Defende-se que nessa área a palavra “orientação” não precisa ser abandonada desde que seja compreendida com um “se orientar”. Chega-se à posição de que não está em jogo, num processo de Orientação Profissional, determinar para alguém a profissão que ela deve seguir, mas o de proporcionar um espaço no qual a pessoa é convida a cuidar de como ela se orienta para as suas perspectivas futuras. Essa reflexão leva o artigo a pensar a própria natureza do campo da Orientação Profissional e a importância do diálogo em sua constituição, com o intuito de mostrar a importância de não se segregar deste campo, mesmo havendo concepções e compreensões divergentes de como se entende o fenômeno da escolha profissional nas diferentes abordagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Antonio Mesquita Perez, Universidade Paulista

Possui graduação em Psicologia (2014) e mestrado em Filosofia (2017) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especializando em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (2018). Atualmente atua como psicoterapeuta em consultório particular; e é professor do curso de Psicologia na Universidade Paulista (UNIP). Seus interesses e estudos focam na área da psicologia fenomenológica-hermenêutica, na área da filosofia com ênfase na fenomenologia de Martin Heidegger, e no campo da Orientação Profissional e Carreira.

Téléchargements

Publiée

2020-07-01

Comment citer

PEREZ, José Antonio Mesquita. Orientar-se no campo da Orientação Profissional: contribuições da Fenomenologia. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 195–222, 2020. DOI: 10.12957/ek.2020.48142. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/48142. Acesso em: 4 juill. 2025.