Evidência e existência ideal nas Investigações Lógicas de Husserl: uma análise sobre a conexão entre caracteres de ato e a estrutura das idealidades

Auteurs

  • Yuri José Victor Madalosso Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.12957/ek.2018.28783

Résumé

Neste artigo, o objetivo geral é entender a relação entre o caráter posicional do conceito de evidência e a tese acerca da existência ideal dos objetos lógicos nas Investigações Lógicas (1900-1901), de Edmund Husserl. Especificamente, é mostrar que a problematização da estrutura posicional da evidência e conhecimento categoriais é necessária para a abordagem do conceito de existência ideal; além disso, irá explicitar que as limitações na diferenciação entre qualidade e posicionamento acarretam em dificuldades epistemológicas cruciais; por fim, mostrar a primazia do conceito de “síntese identificante”. Inicialmente, se fará a reconstrução do conceito de posicionalidade. Em seguida, será explicitada a concepção de evidência das Investigações Lógicas; logo após, será tematizado o conceito de existência ideal para, a seguir, apresentar os principais problemas e, finalmente, será realizado o enfrentamento destas dificuldades pela reconsideração classificatória do conceito de síntese e a reestruturação do conceito de “estado de coisas”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Yuri José Victor Madalosso, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de filosofia

Epistemologia

Téléchargements

Publiée

2018-11-28

Comment citer

MADALOSSO, Yuri José Victor. Evidência e existência ideal nas Investigações Lógicas de Husserl: uma análise sobre a conexão entre caracteres de ato e a estrutura das idealidades. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 152–180, 2018. DOI: 10.12957/ek.2018.28783. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/28783. Acesso em: 25 mai. 2025.