Da fenomenologia à significância ética: Levinas e o método fenomenológico
DOI :
https://doi.org/10.12957/ek.2016.26974Résumé
DOI:10.12957/ek.2016.26974
Este artigo visa analisar a maneira como Levinas compreende e se apropria do método fenomenológico. A hipótese que o norteia é a de que Levinas, ao reter o que considera o aspecto essencial encontrado no método fenomenológico de pensar, já elabora uma significativa reelaboração conceitual deste caminho, com vista a estabelecer o primado da ética. Partindo da elucidação da análise intencional como a procura do concreto, evidenciamos o princípio que, aos olhos levinasianos, rege o modo de pensar fenomenológico. Em seguida, mediante a caracterização da análise intencional como investigação dos horizontes de sentido, mostramos que a transposição do aspecto essencial auferido do método fenomenológico para o terreno da intriga ética exige uma verdadeira subversão da conceptualidade fenomenológica e uma superação do aspecto idealista da fenomenologia. Por fim, examinamos como o princípio que rege a análise fenomenológica é posto em prática por Levinas, conduzindo à ideia de que a exasperação como método seja apresentada como a possibilidade de exprimir discursivamente a relação metafísica com o outro humano e, por esse viés, com o próprio Deus.