A linguagem como Weltansicht: a objetividade da compreensão hermenêutica

Autores/as

  • Renata Ramos da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2017.31305

Resumen

Ao elucidar o caráter histórico da compreensão, na segunda parte de Verdade e Método, Gadamer contrapõem-se ao historicismo, uma vez que esse atribui uma pretensa objetividade às ciências humanas. A fim de defender a sua posição, o filósofo estabelece uma conexão entre os conceitos: história dos efeitos, consciência da história dos efeitos, mundo e linguagem. Tal conexão não é, contudo, realizada por mera justaposição destes, mas, ao contrário, por uma analogia entre os pares: história dos efeitos e consciência hermenêutica, por um lado, mundo e linguagem, por outro. Isto posto, pretendemos analisar a argumentação gadameriana em defesa do caráter hermenêutico da compreensão, mostrando que as razões para a consciência não objetivar a história são fundamentadas nas razões pelas quais o mundo não é objetivado na linguagem. Com isso, concluiremos que a visão gadameriana acerca da linguagem, assumindo um papel central na manutenção destas relações, é fundamental para a virada ontológica da hermenêutica.

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Biografía del autor/a

Renata Ramos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ (2016) e professora assistente de filosofia da UERJ (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira).

Publicado

2018-05-23

Cómo citar

DA SILVA, Renata Ramos. A linguagem como Weltansicht: a objetividade da compreensão hermenêutica. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 49–68, 2018. DOI: 10.12957/ek.2017.31305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/31305. Acesso em: 3 may. 2025.