Experiências artísticas instrumentalizadas por processos cognitivos: um aporte teórico-hermenêutico
DOI:
https://doi.org/10.12957/ek.2014.11095Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/ek.2014.11095
Esse texto elucida considerações de Gadamer relacionadas às experiências artísticas instrumentalizadas por processos cognitivos: um aporte teórico-hermenêutico e se articula em torno da presença, ou melhor, do conceito de experiência, “ouvir a voz da obra” na própria obra. Referida reflexão, de cunho qualitativo e caráter bibliográfico, traz, portanto, um recorte da hermenêutica gadameriana, retomando questões que norteiam a tarefa hermenêutica, reforçando a problemática da experiência, para a compreensão e a interpretação. Dessa forma, é coerente examinar a complexa inter-relação existente entre música, artes visuais e educação, as quais formam um tripé para se analisar o movimento hermenêutico de compreensão dos fenômenos sensório-estéticos, que constituem a cultura contemporânea. Sob a perspectiva de que a cognição está incorporada aos processos musicais e visuais, este estudo delineia-se no sentido de problematizar, através do contexto hermenêutico, se há uma verdade nas artes visuais e musicais. Nesse aspecto, é relevante reconceitualizar o entendimento hermenêutico, mais especificamente a partir das concepções de Gadamer, dentre outros autores, para que, por conseguinte, se possa investigar se nas artes a verdade também é ditada pelas classes dirigentes. Nesse processo de (re)construção de uma educação estética, mostra-se fundamental trazer à tona as potencialidades humanas, cognitivas e interpretativas, visando à formação integral dos sujeitos.