A fenomenologia de um atendimento em plantão psicológico: considerações étnico-raciais e violência a partir de uma prática de estágio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2024.89271

Abstract

Este trabalho é o resultado de um estágio supervisionado na modalidade Plantão Psicológico no ano de 2024. Os atendimentos foram realizados por três estudantes de dois grupos de supervisão do décimo semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista. O artigo reflete sobre o encontro entre o terapeuta e a pessoa, oferecendo uma síntese do que é Plantão Psicológico, ou seja, um serviço de apoio psicológico que proporciona uma escuta especializada sempre que a pessoa deseja receber atenção e ajuda imediatos, sem necessidade de marcação prévia. Neste contexto, foram atendidos uma mãe e o seu filho, tendo em conta as relações raciais no Brasil. Com base nos estudos pós-coloniais, foi possível ampliar o estudo das situações clínicas vividas durante a supervisão do estágio na clínica-escola e da fenomenologia existencial, enquanto enfoque psicológico. Tendo em conta que os alunos estão concluindo a graduação, compreende-se que este trabalho contribuiu para integrar os diversos conhecimentos adquiridos ao longo da formação em relação com os processos de sofrimento, patologização da vida, violência, sofrimento ético-político, questões étnicas e de género, bem como o compromisso social da psicologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elizangela André dos Santos, UNIP - Universidade Paulista

Docente e supervisor de estágio na Universidade Paulista (UNIP). Docente no Instituto Gestalt de São Paulo. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, estudou Gestalt-terapia no Instituto Gestalt de São Paulo. Foi estagiário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, compondo a equipe técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP. Também possui experiência como psicólogo clínico de adultos, docente no ensino superior e psicólogo da saúde. Tem interesse nos temas: Psicoterapia existencial-humanista, formação de psicóloga, plantão psicológico.

Published

2025-09-10

How to Cite

BATISTA, Fábio; ANDRÉ DOS SANTOS, Elizangela. A fenomenologia de um atendimento em plantão psicológico: considerações étnico-raciais e violência a partir de uma prática de estágio. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 44–54, 2025. DOI: 10.12957/ek.2024.89271. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/89271. Acesso em: 13 sep. 2025.