Cuidado e coexistência: Diálogos entre os saberes ancestrais e a fenomenologia hermenêutica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2024.89262

Abstract

O artigo investiga o conceito de cuidado como fundamento ontológico do habitar humano, articulando a fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger aos saberes ancestrais de Ailton Krenak e Davi Kopenawa. O objetivo central é destacar como as contribuições de Krenak e Kopenawa oferecem possibilidades existenciais de lida para com a condição de esquecimento do ser e à lógica instrumental moderna. A metodologia adota uma abordagem ensaística e teórica, fundamentada em revisão e análise bibliográfica. O texto partiu de considerações acerca das crises ambientais contemporâneas no Brasil, para refletir sobre o modo de ser do ser humano para com o seu ambiente segundo a estrutura existencial do Dasein, do cuidado e da técnica em Heidegger e da crítica da estruturação moderna da relação homem-terra em Krenak e Kopenawa. Conclui-se que a ressignificação do habitar humano, fundamentada em modalidades do cuidado favorecedoras de envolvimento e presença, pode transformar as relações entre humanos e os outros seres, promovendo caminhos éticos tanto enfrentar as crises ambientais e socioculturais contemporâneas quanto para o habitar humano junto ao seu mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Vinícius da Cruz, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFSP (Itepetininga- SP)

Pós-graduado em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica pelo Instituto Dasein/UNIVR (2022) e graduado em Psicologia (2021) e Filosofia (2016) pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é professor de Psicologia no Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP, 2024) e psicólogo clínico, com ênfase em psicoterapia.

Published

2025-09-10

How to Cite

FERREIRA DOS SANTOS, Vinicius; DA CRUZ, Marcos Vinícius. Cuidado e coexistência: Diálogos entre os saberes ancestrais e a fenomenologia hermenêutica . Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 146–165, 2025. DOI: 10.12957/ek.2024.89262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/89262. Acesso em: 13 sep. 2025.