JOVENS EVANGÉLICOS MORADORES DE FAVELAS: ALGUMAS EXPRESSÕES DE SUA SOCIABILIDADE NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Autores

  • Wania Amélia Belchior Mesquita Docente Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
  • Naiana de Freitas Bertoli Secretaria de Estado de Educação-RJ/ Professora de Sociologia. Colégio Eucarístico/Professora de Sociologia.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.17348

Palavras-chave:

Juventude, Religião, Favela

Resumo

http://dx.doi.org/10.12957/synthesis.2014.17348

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de base qualitativa sobre o modo de vida urbano de jovens evangélicos moradores de favelas da cidade de Campos dos Goytacazes—RJ. A partir do levantamento de dados, foi possível situar algumas dimensões constitutivas do modo de vida desses jovens. Como moradores de favelas da cidade, eles sofrem discriminação por habitar áreas associadas à miséria, violência e criminalidade. Quando necessitam frequentar espaços públicos – tais como o espaço cultural popular de lazer, hospitais e cemitério –, evitam identificar o seu lugar de moradia como medida de precaução a possíveis represálias de agentes ligados à criminalidade violenta do tráfico de drogas, que controlam algumas favelas, demarcando, assim, os espaços da cidade a partir da proximidade com essas localidades. Observadas certas reservas morais em vivências na cidade, outras redes proximais, como as da escola, são igualmente valorizadas por possibilitar a frequência às casas de shows, bares ou ambientes relacionados às paqueras e namoros com jovens não evangélicos.

Biografia do Autor

Wania Amélia Belchior Mesquita, Docente Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Naiana de Freitas Bertoli, Secretaria de Estado de Educação-RJ/ Professora de Sociologia. Colégio Eucarístico/Professora de Sociologia.

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Downloads

Como Citar

Mesquita, W. A. B., & Bertoli, N. de F. (2015). JOVENS EVANGÉLICOS MORADORES DE FAVELAS: ALGUMAS EXPRESSÕES DE SUA SOCIABILIDADE NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. (SYN)THESIS, 7(1), 63–74. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.17348

Edição

Seção

Artigos