ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E VIOLÊNCIA POLICIAL: A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Anderson Damião Ramos da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.17011

Palavras-chave:

Violência, Serviço Social, Adolescentes, Socioeducação, Prática profissional

Resumo

http://dx.doi.org/10.12957/synthesis.2014.17011

Este artigo propõe-se a investigar a trajetória da política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e a apresentar as respostas profissionais do Serviço Social no Núcleo de Apoio ao Trabalho de Apuração dos Processos de Conhecimento – NAPC – ante a problemática da violência policial relatada por adolescentes atendidos pelo Núcleo. Reflete a violência como expressão da questão social, inserida na processualidade histórica que marca a sociedade capitalista. Também analisa as respostas profissionais do Serviço Social como dotadas de potencial para impor barreiras ao circuito da violência, ainda que circunscritas aos limites institucionais e às condições de trabalho advindas da relação de assalariamento a que está submetido o exercício profissional. Nesse processo, valendo-se da perspectiva teórica do materialismo histórico e utilizando como técnicas de pesquisa a análise bibliográfica e documental, o estudo se aproximou das conclusões conforme as quais a violência tem sido um componente ideológico na história da formação social brasileira e na trajetória da política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. Em sua expressão de violência policial, tem simbolizado um esforço de controle (social e ideológico) das classes subalternas, constituindo-se em grave violação de direitos.

Biografia do Autor

Anderson Damião Ramos da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Como Citar

Silva, A. D. R. da. (2015). ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E VIOLÊNCIA POLICIAL: A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL. (SYN)THESIS, 7(1), 41–53. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.17011

Edição

Seção

Artigos