A GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE INOVAÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Verônica Nascimento Brito Antunes Departamento de Ciências Econômicas /Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Gabriela Fernandez Sanchez Faculdade de Ciências Econômicas/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Sistemas de Gestão Ambiental, Tecnologias Limpas, Estratégias Competitivas, Metodologia de Produção Mais Limpa, ISO 14001

Resumo

Diante das múltiplas incertezas que cercam a atividade econômica, as empresas costumam adotar estratégias competitivas fundamentadas na avaliação de ameaças e oportunidades externas. Nesse sentido, elas adotam capacitações dinâmicas de aprendizado contínuo que permitem gerar conhecimento e investir em novas tecnologias. O modelo de gestão adotado pela firma é sua principal forma de capacitação dinâmica, pois envolve tarefas administrativas, planejamento estratégico, tomada de decisão e gestão de recursos. O objeto deste trabalho são os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) que privilegiam o uso de tecnologias limpas. Parte-se da premissa de que a adoção de tecnologias limpas é um diferencial competitivo para as empresas (vantagens técnicas e econômicas derivadas de processos produtivos mais eficientes). A proposta do presente trabalho consiste em analisar, de forma exploratória, dois modelos de SGA: a Metodologia de Produção Mais Limpa (MPML) e o SGA baseado na ISO 14001. Para tanto, apresenta-se um estudo comparativo a partir da síntese dos principais aspectos dos modelos discutidos, bem como os resultados alcançados pelos modelos, com base nos dados da FIRJAN e do INMETRO para o Estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Verônica Nascimento Brito Antunes, Departamento de Ciências Econômicas /Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Adjunta (Departamento de Ciências Econômicas/UFRRJ, Seropédica-RJ, Brasil), Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (IE/UFRJ/Brasil), Mestre em Ciências Econômicas (FCE/UERJ/Brasil), Economista (FCE/UERJ/Brasil).

Gabriela Fernandez Sanchez, Faculdade de Ciências Econômicas/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas (UERJ), Doutora em Economia Aplicada (ETSIA/UPM/Espanha e UIUC/Illinois/EUA), Mestre em Economia Agrária e Gestão dos Recursos Naturais (ETSIA/UPM/Espanha), Engenheira Agrônoma (ESALQ/USP/Brasil).

Downloads

Como Citar

Antunes, V. N. B., & Sanchez, G. F. (2015). A GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE INOVAÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. (SYN)THESIS, 6(2), 141–149. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/13578

Edição

Seção

Artigos