AS MANIFESTAÇÕES FEMININAS NA TELA: ZUZU ANGEL E A MODA-PROTESTO

Autores

  • CLAUDIA SCHEMES
  • DENISE CASTILHOS DE ARAUJO
  • PAULA REGINA PUHL

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3101

Resumo

Neste trabalho analisamos as representações/manifestações da personagem Zuzu Angel em filme homônimo, utilizando a metodologia da Hermenêutica da Profundidade, de John B. Thompson. Este método, através da tríplice análise, permitiu-nos observar a maneira como o contexto social e a história de vida da personagem entrelaçaram-se, gerando a realidade fílmica narrada, e que pode ser tomada como reflexo dos acontecimentos sociais daquele período histórico. A escolha dessa personagem ficcional e, ao mesmo tempo, real, justifica-se pelo importante papel desempenhado por essa mulher, tanto socialmente quanto profissionalmente.

Palavras-chave: Zuzu Angel; Hermenêutica de Profundidade; Moda

Biografia do Autor

CLAUDIA SCHEMES

Doutora em História, professora dos cursos de História e Moda e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, pesquisadora do grupo Memória e História da Comunidade da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS)

DENISE CASTILHOS DE ARAUJO

Doutora em Comunicação Social, professora do curso de Comunicação Social e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, pesquisadora do grupo Memória e História da Comunidade da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS)

PAULA REGINA PUHL

Doutora em Comunicação Social, professora do curso de Comunicação Social, coordenadora e professora do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, pesquisadora do grupo Comunicação, Imagem e Identidade da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS)

Publicado

2012-05-03

Como Citar

SCHEMES, C., DE ARAUJO, D. C., & PUHL, P. R. (2012). AS MANIFESTAÇÕES FEMININAS NA TELA: ZUZU ANGEL E A MODA-PROTESTO. POLÊM!CA, 11(2), 285 a 306. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3101

Edição

Seção

CADERNO IMAGEM