A RADIOATIVIDADE E SUAS UTILIDADES

Autores

  • MARIA DA CONCEIÇÃO MARCELINO PATRÍCIO
  • VIRGÍNIA MIRTES DE ALCÂNTARA SILVA
  • ANTÔNIO ANTUNES DE MELO FILHO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3097

Resumo

A radioatividade foi uma das maiores descobertas da humanidade. Atualmente, sua utilização é vasta com aplicação em várias áreas, uma das primeiras aplicações foi na medicina, seguida da agricultura, indústria e geração de energia elétrica, contribuindo de modo significativo para os conhecimentos desenvolvidos no século XX. A energia do seu núcleo também possibilitou uma utilidade negativa, ou seja, direcionada para fins bélicos, trazendo várias conseqüências, sobretudo à saúde dos seres vivos. O Objetivo dessa pesquisa de caráter descritivo e exploratório é apresentar a história da radioatividade e os principais acidentes radiológicos ocorridos ao longo da história, evidenciando as conseqüências à saúde humana e o seu monitoramento.

Palavras chave: radioatividade, utilização, conseqüências, acidentes radiológicos.

Biografia do Autor

MARIA DA CONCEIÇÃO MARCELINO PATRÍCIO

Geógrafa e Especialista em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

VIRGÍNIA MIRTES DE ALCÂNTARA SILVA

Bióloga formada pela Universidade Vale do Acaraú – Sobral – Ceará. (PPGAC-UFBA). 

ANTÔNIO ANTUNES DE MELO FILHO

Geógrafo, mestre e doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Publicado

2012-05-03

Como Citar

PATRÍCIO, M. D. C. M., SILVA, V. M. D. A., & FILHO, A. A. D. M. (2012). A RADIOATIVIDADE E SUAS UTILIDADES. POLÊM!CA, 11(2), 252 a 260. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3097

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS