MAIS QUE A RAZÃO DO BELO: UMA CIÊNCIA SENSÍVEL Uma experiência artsci em fórum neurocientífico

Autores

  • MAIRA M. FRÓES

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2864

Resumo

O artigo sintetiza a experiência do grupo multidisciplinar "Anatomia das Paixões" (Maira Fróes e colaboradores) na concepção, coordenação e realização de evento satélite ARTSCI intitulado MAIS QUE A RAZÃO DO BELO: UMA CIÊNCIA SENSÍVEL, em setembro de 2010, durante o XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. A autora faz a análise crítica das atividades expositivas, performáticas, palestras, cursos, fórum e interferências artísticas que compuseram o satélite, ao mesmo tempo em que conclui sobre a participação e o impacto percebido da parte do público (geral + acadêmico). Considerações sobre o sujeito por trás do cientista e, correspondentemente, sua possível significância neuropistemológica também pontuam o texto.

Palavras-chave artsci, neuroestética, epistemologia experimental, neurociências da cognição, ciência contemporânea, transdisciplinar.

Biografia do Autor

MAIRA M. FRÓES

Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vem diversificando, desde 2007 sua atuação acadêmica, voltando-se para a interface Arte/Ciência, em bases neuroexperimental e epistemológica. Em sua atuação multidisciplinar compõe o Conselho Diretor do Programa Avançado de Neurociências, da UFRJ, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, pesquisador-associado do PACC UFRJ e pesquisador-membro do Espaço Alexandria (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PR-2 e Colégio Brasileiro de Altos Estudos, UFRJ).

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

FRÓES, M. M. (2012). MAIS QUE A RAZÃO DO BELO: UMA CIÊNCIA SENSÍVEL Uma experiência artsci em fórum neurocientífico. POLÊM!CA, 10(2), 307 a 319. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2864

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS