A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E A NOTIFICAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • ANA PAULA DOSSI DE GUIMARÃES E QUEIROZ
  • CLÉA ADAS SALIBA GARBIN

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2860

Resumo

A violência contra a criança é sem dúvida um grave problema a ser equacionado, dada a repercussão de seus efeitos em todos os setores sociais, especialmente no de saúde. Este artigo tem como objetivo relatar os principais aspectos relacionados à notificação compulsória dos casos de violência contra a criança pelos profissionais da área da saúde. Ainda que obrigatória, a literatura demonstra a negligência dos responsáveis em notificar. Para que a notificação torne-se uma prática entre os profissionais é necessário o conhecimento acerca do assunto, o respaldo institucional, a consciência da importância deste processo e principalmente a disponibilidade para tomar atitudes.

Palavras-Chave: Violência; maus-tratos infantis; notificação de abuso

Biografia do Autor

ANA PAULA DOSSI DE GUIMARÃES E QUEIROZ

Doutora, Professora Assistente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, UNESP.

CLÉA ADAS SALIBA GARBIN

Doutora, Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, UNESP.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

DOSSI DE GUIMARÃES E QUEIROZ, A. P., & GARBIN, C. A. S. (2012). A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E A NOTIFICAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. POLÊM!CA, 10(2), 271 a 277. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2860

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO