HORTA ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CARIRI PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19350Abstract
DOI: 10.12957/polemica.2015.19350
___________________________________
A educação ambiental deve ser inserida no currículo do ensino médio bem como deve ser trabalhada de forma interdisciplinar buscando contextualizar com a realidade local. Portanto, este trabalho objetivou retratar e analisar a inserção de um projeto de educação ambiental utilizando a horta como instrumento para proporcionar um estudo baseado em várias áreas do conhecimento oportunizando um aprendizado contextualizado e a formação de cidadãos conscientes e críticos com as questões ambientais. A pesquisa foi realizada no município de Gurjão - PB. Ressalta-se que a horta escolar pode ser considerada um laboratório a céu aberto e que deve ser aproveitado por todas as disciplinas. Tendo em vista o atual modelo de desenvolvimento que vem esgotando os recursos naturais tornando-os cada vez mais escassos – ainda mais no Nordeste brasileiro – torna-se necessária uma interferência no sentido de minimizar estes impactos e, como visto neste trabalho, a escola se apresenta como ambiente particularmente propício a este debate.
Palavras-chave: Meio ambiente. Escola. Ensino. Agricultura. Sustentabilidade.
SCHOOLGARDEN: ALTERNATIVE FOR PROMOTING ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN CARIRI PARAIBANO
Abstract: Environmental education must be inserted into the high school curriculum and should be worked in an interdisciplinary way seeking to contextualize with local realities. Therefore, this study aimed to portray and analyze the inclusion of an environmental education project using the garden as a tool to provide a study based on several areas of knowledge providing opportunities a contextual learning and the formation of conscious citizens and critical environmental issues. The survey was conducted in the municipality of Gurjão - PB. It is noteworthy that the school garden can be considered an open-air laboratory and should be used by all disciplines. Given the current development model that is depleting natural resources making them increasingly scarce - even more in the Brazilian Northeast - interference becomes necessary to minimize these impacts and, as seen in this work, the school it presents as particularly appropriate framework for this debate
Keywords: Environment. School. Education. Agriculture. Sustainability.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.