RESPOSTAS EDUCATIVAS PARA MENORES EM RISCO: ESTUDO DE CASO DUPLO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO EM LARES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE

Autores

  • João Pedro Gaspar
  • Joaquim Luís Alcoforado
  • Eduardo João Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.16005

Resumo

Este artigo dá conta de uma investigação centrada na compreensão das respostas sociais proporcionadas a menores em risco, levando em consideração a evolução histórica, bem como o enquadramento legal em vigor em Portugal e a nível europeu. Procurou-se aferir a condição das crianças e jovens em situação de acolhimento nos últimos anos em Portugal, através dos dados oficiais, caracterizando detalhadamente a população e a sua distribuição pelas várias respostas sociais. O artigo termina com particular incidência na análise a dois Lares de Infância e Juventude da região Centro de Portugal, procurando caracterizá-los, compreendendo a sua origem, organização, financiamento e outros aspetos relevantes para o seu funcionamento.

Palavras-chave: Crianças e jovens em risco; Institucionalização; Lares de Infância e Juventude; Acolhimento e integração social.

Biografia do Autor

João Pedro Gaspar

Doutor em Psicologia da Educação, Mestre em Geociências e Licenciado em Geologia.Professor no Ministério da Educação e Ciência (13 anos a exercer em Lares de Infância e Juventude e Centros de Acolhimento Temporário). Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social - Universidade de Coimbra. Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social-LIPIS/PUC-Rio.

Joaquim Luís Alcoforado

Doutor em Ciências da Educação.Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Áreas: Políticas Educativas; Educação e Formação de Adultos; Transições ao Longo da Vida.

Eduardo João Santos

Doutor em Psicologia. Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Áreas: Transições; Psicologia Positiva; Bem-estar pessoal, organizacional e social; Aconselhamento; Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social-LIPIS/PUC-Rio.

Publicado

2015-04-13

Como Citar

Gaspar, J. P., Alcoforado, J. L., & João Santos, E. (2015). RESPOSTAS EDUCATIVAS PARA MENORES EM RISCO: ESTUDO DE CASO DUPLO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO EM LARES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. POLÊM!CA, 15(1), 001 à 020. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.16005

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social