A IMAGEM MORAL DO PENSAMENTO

Autores

  • Vladimir Moreira Lima Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10616

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar a importância do problema da imagem do pensamento na filosofia de Gilles Deleuze. A partir do terceiro capítulo de Diferença e Repetição, intitulado “A imagem dogmática do pensamento”, nosso intuito é mostrar em que medida este tema permite a Deleuze elaborar, sob inspiração nietzschiana, a ideia de que a filosofia da representação que ele diagnosticou no livro supracitado é determinada por uma imagem dogmática do pensamento, e, em especial, que o dogmatismo ou ortodoxia desta imagem é uma operação sustentada por um pathos Moral que se apresenta como a tentativa de impossibilitar que qualquer modo de vida singular possa emergir através da organização social, política e filosófica baseada em algum modelo, necessariamente transcendente, para a existência. Deste modo, percebemos que existe uma imanência radical entre a filosofia e a política, entre o pensamento e a constituição de modos de vida. Se Deleuze quer pensar a criação de modos de vida singulares, ele se depara com este “inimigo” que é preciso diagnosticar e é neste ponto que a compreensão desta imagem do pensamento se torna relevante.

Biografia do Autor

Vladimir Moreira Lima Ribeiro

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia/PPGF da UFRJ. Bolsista da CAPES, desenvolve uma pesquisa sobre a filosofia política de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Publicado

2014-05-05

Como Citar

Moreira Lima Ribeiro, V. (2014). A IMAGEM MORAL DO PENSAMENTO. POLÊM!CA, 13(2), 1201–1207. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10616

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS