Os empresários no Mercosul: distância ou participação? | Entrepreneurs in Mercosur: distance or participation?

Autores

  • Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior UCAM/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2015.19916

Resumo

O Mercosul foi criado como um projeto fundamentalmente intergovernamental, com baixa participação dos atores sociais ou da classe empresarial. Com o passar dos anos, criaram-se espaços abertos a atuação dos empresários, mas percebe-se uma falta de articulação verdadeiramente regional ou transnacional. Há, na verdade, uma falta de representação nacional, com grupos organizados setorialmente e com posições muitos distintas em face do projeto integrador. Os contenciosos comerciais próprios da relação entre Brasil e Argentina nos últimos quinze anos explicam-se, em parte, por conta da pressões exercidas por grupos empresarias influentes sobre os governos nacionais, mas nem sempre representativos na economia do país. A ausência de um diálogo mais efetivo sobre a integração entre os governos nacionais e entidades empresarias representativas tem sido uma característica do Mercosul desde a sua criação e ainda hoje se manifesta com resultados negativos para o processo integrador.

ABSTRACT

Mercosur was created basically as an intergovernamental project, with low participation of social actors or entrepreneurs. Over time, some spaces were opened to businessmen influence, however there is no truly regional or transnational coordination. There is actually a lack of national representation, with interest groups organized into economic sectors and with very different positions with regard to regional integration. Trade disputes between Brazil and Argentina in the last fifteen years can be partially explained because of the pressures exerted by business groups with large influence over national governments, but not always important to national economy. The absence of a more effective dialogue about integration between national governments and representative business associations has been a characteristic of Mercosur since its creation and may explain some negative outcomes in the integration process.

Palavras-chave: Integração regional, Mercosul, empresários, representatividade.

Keywords: Regional integration, Mercosur, entrepreneurs, representativity

 

DOI: 10.12957/rmi.2015.19916

 

Recebido em 01 de dezembro de 2015 / Aceito em 20 de dezembro de 2015.

Received on December 01, 2015 / Accepted December 20, 2015.

 

 

Biografia do Autor

Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior, UCAM/UERJ

Professor Adjunto de Política Internacional do PPGRI/UERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI - PUC Rio) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) .

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Publicado

30.06.2016

Como Citar

Velasco Júnior, P. A. M. (2016). Os empresários no Mercosul: distância ou participação? | Entrepreneurs in Mercosur: distance or participation?. Mural Internacional, 6(2), 186–201. https://doi.org/10.12957/rmi.2015.19916

Edição

Seção

ARTIGOS | ARTICLES