LETRAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO: A QUESTÃO DA LEITURA EM MEIO DIGITAL NA PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
letramento, revisão bibliográfica, internetResumo
Neste artigo trazemos reflexões de caráter teórico sobre a prática letrada da revisão bibliográfica por parte de alunos universitários, entendida como uma atividade de leitura. Nosso foco volta-se para as implicações do uso da internet como fonte de pesquisa e as relações que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento do nível de letramento neste contexto particular. Nesse sentido, oferecemos alguns parâmetros para o desenvolvimento de tal prática letrada. Apoiamo-nos nos conceitos de letramento de Cerutti-Rizzatti, Kleiman, Gasque e Soares, rejeitando, no entanto, a pluralização do termo. Para a questão da leitura, adotamos uma perspectiva multidirecional, segundo Vergnano-Junger. A título de problematização, defendemos que as práticas letradas universitárias oferecem desafios aos alunos e demandam aprendizagem específica que precisa ser implementada nos currículos. A realização de pesquisas e revisão bibliográfica, por exemplo, têm na internet uma importante fonte de recursos. Mas, devido às características do meio virtual, demanda capacidades de seleção, comparação, organização e criticidade que se somam às habilidades, estratégias e conhecimentos já requeridos para a atividade nos suportes impressos. Reconhecemos, porém, que nem sempre a preocupação sistemática com os aspectos da leitura de revisão bibliográfica está presente na formação acadêmica e que, no que se refere à internet, tal ausência é mais patente. Concluímos que parte da questão pode relacionar-se ao momento de transição em que nos encontramos em nossa relação com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as práticas que instauram.
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