Imagens do cotidiano ou o real construído? O jogo do real e do ficcional na narrativa fotográfica de Jeff Wall

Autores

  • Angie Biondi

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.635

Palavras-chave:

discurso visual, fotografia, imaginário, cotidiano.

Resumo

Este texto observa alguns aspectos da relação entre fotografia e produção de um discurso sobre o cotidiano contemporâneo, através do trabalho de Jeff Wall. O que se inscreve nestas imagens é a proposição de um diálogo entre espaço e personagem, como duas figuras narrativas privilegiadas, vistas sob o jogo de uma inversão dos estatutos do real e do ficcional como elemento de uma estratégia visual responsável pela construção de uma releitura do cotidiano. Trata-se de observar os elementos enunciativos presentes nas fotografias que articulam uma relação entre personagens e espaços (ambientes) evidenciando uma configuração específica sobre o sujeito ordinário e seu contexto, em especial, o urbano. 

Biografia do Autor

Angie Biondi

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Membro do GRIS – Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Biondi, A. (2010). Imagens do cotidiano ou o real construído? O jogo do real e do ficcional na narrativa fotográfica de Jeff Wall. Logos, 17(1), 17–28. https://doi.org/10.12957/logos.2010.635

Edição

Seção

Fluxo Continuo