O pregador midiático - Marcelo Rossi e o discurso radiofônico em "Nosso momento de fé"

Autores

  • João Baptista de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2251

Palavras-chave:

linguagem radiofônica, paisagem sonora, renovação carismática, Marcelo Rossi, Nosso momento de fé

Resumo

O trabalho analisa 10 meses de transmissão do programa Nosso momento de fé, apresentado pelo padre católico Marcelo Rossi e veiculado diariamente em 95 emissoras de rádio e líder nacional de audiência, com 2,1 milhões de ouvintes por minuto. O objetivo é examinar as estratégias empregadas no discurso radiofônico e sua eficácia no imaginário popular, conjugando a palavra, a música, os efeitos sonoros e o silêncio. Durante uma hora, o apresentador estabelece um vínculo com o ouvinte, baseado nas técnicas radiofônicas, no carisma e na capacidade de oferecer conforto espiritual a um público cada vez mais carente de afeto e esperança.

Biografia do Autor

João Baptista de Abreu

Jornalista, sociólogo e professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio pelo CIESPAL e Radio Nederland Training Centre.

Jornalista profissional, com passagens por Jornal do Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Rádio Jornal do Brasil, TV Educativa e TV Globo, entre outros.

 

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Abreu, J. B. de. (2011). O pregador midiático - Marcelo Rossi e o discurso radiofônico em "Nosso momento de fé". Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2251