Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado

Autores

  • Marcelo Freire
  • Debora Cristina Lopez

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2158

Palavras-chave:

rádio, radiojornalismo, reportagem, linguagem radiofônica, Rádio Eldorado

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de linguagem radiofônica em três séries de reportagens transmitidas pela Rádio Eldorado de São Paulo em 2008. O objetivo é compreender de que maneira os sons ambiente, os efeitos sonoros, a entonação, as trilhas e o silêncio foram utilizados pelos jornalistas da emissora nas séries “Os Jovens Quarentões”, “A Cidade que Não Anda” e “São Paulo: Capital da Pluralidade”. Entre os principais resultados do estudo estão a não utilização do silêncio, a adoção unânime da trilha e a predominância da função expressiva da estética acústica em detrimento da descritiva nestes especiais.

Biografia do Autor

Marcelo Freire

Marcelo Freire - Mestre e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen. Integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), email: marcelofreire@gmail.com.

Debora Cristina Lopez

Debora Cristina Lopez - Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e do Departamento de Ciências da Comunicação do campus Frederico Westphalen da mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo Online (GJOL). email: deboralopezfreire@gmail.com.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Freire, M., & Lopez, D. C. (2011). Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2158