Do Maracanazo ao Mineiratzen: um estudo da memória a partir das narrativas da imprensa na Copa de 2014

Autores

  • Ronaldo George Helal Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)
  • Fábio Aguiar Lisboa Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.19332

Palavras-chave:

esporte, memória, imprensa

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar as narrativas da imprensa brasileira sobre a derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, buscando identificar como a memória é acionada nesta oportunidade. Para isto se parte de uma hipótese, a de que algumas narrativas deste revés provavelmente se tornarão lembranças que futuramente serão acionadas por jornalistas esportivos quando se falar deste jogo.

Biografia do Autor

Ronaldo George Helal, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pela New York University. É pesquisador 1C do CNPq e Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires.

Fábio Aguiar Lisboa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj) na linha Cultura de Massa, Cidade e Representação Social. Membro do Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura (FCS/UERJ).

Downloads

Publicado

2016-10-12

Como Citar

Helal, R. G., & Lisboa, F. A. (2016). Do Maracanazo ao Mineiratzen: um estudo da memória a partir das narrativas da imprensa na Copa de 2014. Logos, 23(1). https://doi.org/10.12957/logos.2016.19332

Edição

Seção

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”