Na moda: Simmel, cultura e consumo

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas UERJ

Palavras-chave:

Moda, Indivíduo, Imitação, Consumo.

Resumo

A moda é uma referência obrigatória nos estudos da sociologia, pois abre diversas possibilidades de análise dos grupos sociais e das influências do meio sobre o indivíduo. Muitos sociólogos do final do século XIX, como Tarde, Spencer e Simmel, compartilham deste pensamento. Este artigo aborda a questão, a partir do pensamento de Georg Simmel, pela atualidade de suas idéias. Sua obra ilustra bem que a moda é, muitas vezes, indiferente a considerações utilitárias.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, UERJ

Doutor em sociologia pela Université Paris V/Sorbonne e professor adjunto da Faculdade de Comunicação da UERJ. Autor de “Centrescommerciaux: îles urbaines de lapostmodernité”, publicado pela Editora L’Harmattan, Paris, em 1996.

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Como Citar

Freitas, R. F. (2015). Na moda: Simmel, cultura e consumo. Logos, 8(2), 41–46. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14759