Indústria cultural, educação e formação estética numa abordagem holística: música, literatura e identidade cultural

Autores

  • Nelly de Camargo UNICAMP

Resumo

Relatório de um trabalho desenvolvido em uma classe mista do curso de 2º grau, para a apreciação da obra poética de Fernando Pessoa, através da musicalização de alguns de seus poemas. De um mutirão organizado no Brasil por compositores, arranjadores, instrumentistas e cantores resultou um trabalho refinado – o disco Mensagem – patrocinado pela indústria fonográfica do país em 1986. O uso pedagógico desse produto da Indústria Cultural do Brasil, a partir de um planejamento interdisciplinar, permitiu uma análise das relações sutis entre as variáveis da obra musical e as da obra literária devidamente contextualizadas, ensejandoo afloramento daquela tessiturasócio-histórico-cultural cujas raízes e características tornam-se imediatamente identificáveis e portadoras da profunda emoção que caracteriza a experiência estética.

Biografia do Autor

Nelly de Camargo, UNICAMP

Psicopedagoga, professora do Departamentode Multimeios do Instituto de Artes da Universidade de Campinas.Leciona Teoria e Pesquisa de Comunicação e coordena os cursos de Mestradoem Multimeios do Instituto de Artes daUNICAMP. Presidente do Centro de Estudos Transdisciplinares de Comunicação,é consultora e ex-conselheira regional de Comunicação da UNESCOpara a América Latina.

Downloads

Como Citar

de Camargo, N. (2015). Indústria cultural, educação e formação estética numa abordagem holística: música, literatura e identidade cultural. Logos, 3(1), 37–38. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13173

Edição

Seção

Relato de Experiência