Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INTERSEÇÕES: Revista de Estudos Interdisciplinares aceita as seguintes contribuições:

• Artigos inéditos, ou nunca publicados em português (4.000 a 6.000 palavras, incluindo bibliografia);

• Ensaios (até 15 laudas, incluindo bibliografia).

• Entrevistas (até 10 laudas, incluindo bibliografia);

• Resenhas de livros (até 7 laudas, incluindo bibliografia);

• Revisões bibliográficas (até 5 laudas).

No seguinte padrão: Word for Windows, Times New Roman 12, espaço 1,5, formato de página A4. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial e por dois pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

O processo de avaliação será feito de forma anônima, e eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

Serão aceitos originais em português, espanhol, francês e inglês, porém a publicação dos trabalhos em francês e inglês ficará condicionada à possibilidade de tradução. A submissão de textos implica a cessão de direitos autorais e de publicação a Interseções.

NORMAS EDITORIAIS

1. Os artigos e ensaios devem vir acompanhados de resumos em português e inglês (contendo de 150 a 200 palavras), além de uma seleção de 3 palavras-chave. Os autores devem enviar seus dados profissionais (instituição, estado, país, cargo e titulação), bem como endereço para correspondência (inclusive e-mail) e telefone para contato.

2. As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto, e devem vir no rodapé de cada página. As citações bibliográficas não devem ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto, com o seguinte formato: sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e o número da página, separados por vírgula. Exemplo: (CASSIRER, 1979, p.46).

3. Quadros, mapas, tabelas, imagens e gráficos devem estar inseridas no texto.

4. Citações em outros idiomas além do Português e do Espanhol deverão ser traduzidas.

5. As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, respeitando o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e da maiúscula):

5.1. LIVROS E COLETÂNEAS:

LÉVI-STRAUSS , Claude.
(1976). As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes/Edusp.

DOUGLAS, Mary (Org.).
(1970). Witchcraft, Confessions & Accusations. London: Tavistock Publications.

FERNANDES, Florestan
(1976) “Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá”. In: SCHADEN, Egon (org.). Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional, p. 63-86.

5.2. ARTIGO:

(1989). Brasil: é essencial reverter o atraso. Panorama de Tecnologia, v. 3, n. 8, p. 4-9. Rio de janeiro.

5.3. TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS:

CORDEIRO, Rosa Inês.
(1991). Descrição e representação de fotografias de cenas e fotogramas de filmes: um esquema de indexação. In: Anais do 16º CONGRESO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. Salvador: APBEB, v.2, p.1.008-1.022.

5.4. TESE ACADÊMICA:

SGUIZZARDI, Eunice Helena.
(1986). O estruturalismo de Piaget: subsídios para a determinação de um lugar comum para a Ciência e a Arquitetura. Tese de mestrado apresentada à Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

5.5. TRABALHOS PUBLICADOS NA INTERNET:

SEVERO, Júlio.
(2004). As ilusões do movimento gay. Disponível em: http://www.cacp.org.br. Acesso em 21 de outubro de 2004.


6. No caso de referência a mais de uma obra do mesmo autor, as mesmas devem ser listadas nas referências bibliográficas em ordem crescente, em relação ao ano da publicação.

7. Destacamos que os nomes de todos os autores e organizadores das obras citadas devem constar sem abreviações nas referências bibliográficas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário, bem como as respectivas datas de acesso.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.