Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário, bem como as respectivas datas de acesso.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Autores têm titulação mínima de Doutor/a, ou estão cursando Doutorado, em alguma área das Ciências Humanas.
  • O formulário de submissão foi preenchido adequadamente, sem que nenhuma das informações solicitadas tenha sido deixada em branco.

Diretrizes para Autores

Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares aceita as  seguintes contribuições:

• Artigos inéditos, com até 10.000 palavras, incluindo bibliografia;

• Ensaios (até 3.750 palavras em Times New Roman 12 com espaçamento 1.5 cm, incluindo bibliografia).

• Entrevistas (até 2.500 palavras, em Times New Roman 12 com espaçamento 1.5 cm incluindo bibliografia);

• Resenhas de livros (até 1.750 palavras, em Times New Roman 12 com espaçamento 1.5 cm, incluindo bibliografia);

• Revisões bibliográficas (até 1.250 palavras em Times New Roman 12 com espaçamento 1.5 cm, incluindo bibliografia).

No seguinte padrão: Word for Windows, Times New Roman 12, espaço 1.5 cm, formato de página A4.

A revista adota o procedimento de avaliação por pares no regime "double-blind". A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial e, em seguida, por dois pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. Em caso de avaliações divergentes, é solicitado um terceiro parecer. O resultado é decidido pela Editoria com base nas recomendações feitas pelos pareceristas, que dispõem de três opções para indicar o resultado de sua avaliação: "aceito sem ressalvas", "aceito com reformulações" ou "inaceitável". Quando são solicitadas reformulações, a Editoria pode eventualmente, com base na natureza e na extensão das reformulações às quais os pareceristas condicionam a aceitação, decidir pela não publicação.

Serão aceitos originais em português e espanhol. 

 

NORMAS EDITORIAIS

1. Os artigos e ensaios devem vir acompanhados de títulos e resumos em português e inglês contendo 300 palavras, além de uma seleção de 3 palavras-chave. Os autores devem enviar seus dados profissionais (instituição, estado, país, cargo e titulação) sem abreviações, bem como endereço e e-mail para correspondência e telefone para contato.

2. Só serão consideradas para avaliação resenhas de obras nacionais publicadas com até 2 (dois) anos de antecedência e de obras internacionais publicadas com até 5 (cinco) anos de antecedência. 

2. As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto, e devem vir no rodapé de cada página. As citações bibliográficas não devem ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto, com o seguinte formato: sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e o número da página, separados por vírgula. Exemplo: (CASSIRER, 1979, p.46).

3. Quadros, mapas, tabelas, imagens e gráficos devem estar inseridas no texto.

4. Citações em outros idiomas além do Português e do Espanhol deverão ser traduzidas.

5. A revista utiliza normas bibliográficas próprias. As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, respeitando o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e da maiúscula):

5.1. LIVROS E COLETÂNEAS:

LÉVI-STRAUSS, Claude.
(1976). As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis, Vozes / Edusp.

DOUGLAS, Mary (Org.).
(1970). Witchcraft, Confessions & Accusations. London, Tavistock Publications.

FERNANDES, Florestan
(1976). Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá. In: Egon Schaden (Org.); Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Cia. Editora Nacional, p. 63-86.

5.2. ARTIGO:

ARRUDA, Mauro.
(1989). Brasil: é essencial reverter o atraso. Panorama de Tecnologia, v. 3, n. 8, p. 4-9.

5.3. TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS:

CORDEIRO, Rosa Inês.
(1991). Descrição e representação de fotografias de cenas e fotogramas de filmes: um esquema de indexação. In: Anais do 16º CONGRESO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. Salvador, Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia (APEB), v.2, p.1.008-1.022.

5.4. TESE ACADÊMICA:

SGUIZZARDI, Eunice Helena.
(1986). O estruturalismo de Piaget: subsídios para a determinação de um lugar comum para a Ciência e a Arquitetura. Tese de mestrado apresentada à Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

5.5. TRABALHOS PUBLICADOS NA INTERNET:

SEVERO, Júlio.
(2004). As ilusões do movimento gay. Disponível em: http://www.cacp.org.br. Acesso em 21 de outubro de 2004.


6. No caso de referência a mais de uma obra do mesmo autor, as mesmas devem ser listadas nas referências bibliográficas em ordem decrescente, em relação ao ano da publicação.

7. Destacamos que os nomes de todos os autores e organizadores das obras citadas devem constar sem abreviações nas referências bibliográficas.


A revista Interseções não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica mundial.


Artigos

Insira aqui a política desta seção

Entrevistas

Serão aceitas entrevistas  de até 2.500 palavras, em Times New Roman 12 com espaçamento 1.5 cm incluindo bibliografia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.