GEOGRAFIA, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: (RE) CONHECENDO O “LUGAR” DE VIVÊNCIA POR MEIO DO USO DO GOOGLE EARTH E GOOGLE MAPS

Autores

  • Jonas Marques da Penha Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.13119

Palavras-chave:

Pesquisa-Ação, Ensino de Geografia, Novas Tecnologias, Lugar, Cotidiano.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.13119

 

Tendo em vista que atualmente não se tem como dissociar educação e novas tecnologias, visto que cada vez mais cedo os jovens têm feito uso de ferramentas tecnológicas, o presente trabalho teve como objetivos analisar a experiência desenvolvida no ensino de Geografia, objetivando o conhecimento do “lugar” enquanto espaço de vivência dos alunos, a partir do uso de novas tecnologias, mais especificamente do Google Earth e do Google Maps e do trabalho de campo. O trabalho foi desenvolvido em 2013, com a turma do 8º Ano “C” da E.E.E.F. Maria Emília Oliveira de Almeida, localizada no bairro Presidente Médici, na cidade de Campina Grande/PB. Com a pretensão de alcançar os objetivos teve-se como foco a Pesquisa-Ação. Para tanto, se buscou envolver a comunidade escolar ao processo. Trabalhou-se a partir de revisões teórico-bibliográficas; pesquisa quantitativa; aulas expositivas dialogadas; pesquisa virtual no laboratório de informática, utilização dos softwares Google Earth e Google Maps; aula de campo; registros fotográficos, anotações e discussões e; socialização dos resultados na mostra pedagógica da escola. Constatou-se o fascínio juvenil pelas novas tecnologias, além da forte presença de tais ferramentas inovadoras no convívio diário dos docentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Marques da Penha, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Geógrafo. Especialista em Fundamentos da Educação e Práticas Interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, cidade de Campina Grande.

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Professora Doutora lotada no Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Penha, J. M. da, & Melo, J. A. B. de. (2016). GEOGRAFIA, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: (RE) CONHECENDO O “LUGAR” DE VIVÊNCIA POR MEIO DO USO DO GOOGLE EARTH E GOOGLE MAPS. Geo UERJ, (28), 116–151. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.13119

Edição

Seção

Artigos