Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista Dia-logos publica, de forma gratuita, dossiês temáticos, artigos livres e resenhas em português e espanhol, em que, ao menos um dos autores seja pós-graduando ou pós-graduado. As resenhas e artigos livres são recebidos em fluxo contínuo e os dossiês recebidos semestralmente, conforme a data divulgada.

Para enviar artigos para avaliação, os autores devem cadastrar-se e submetê-los nesse mesmo site.

 

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

• Para prosseguir com a submissão de trabalhos, os autores deverão estar devidamente cadastrados na plataforma e preencher seus dados de forma completa. Nesse caso, assinala-se os seguintes pontos: nome, e-mail, vínculo institucional, formação acadêmica, ORCID. Ressalta-se a importação da redação de uma pequena biografia.

• Serão aceitos artigos que sejam inéditos e originais, que não estejam participando de avaliação para outra publicação.

• Os trabalhos não deverão conter nenhuma informação que possibilite a identificação dos autores, viabilizando a avaliação cega.

• Os trabalhos deverão seguir os parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

• Os trabalhos enviados deverão seguir o seguinte padrão: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2,0 cm, e salvos no formato DOC ou DOCX.

• TODAS as referências às citações (incluindo referências de internet, periódicos etc.) deverão constar no corpo do texto (e não em nota de rodapé) e seguir o sistema de chamada autor-data. Para citações indiretas informar a página é opcional, já para as citações diretas a indicação da página é obrigatória. Notas de rodapé deverão ser usadas apenas para explicações sucintas.

Exemplo: (SOBRENOME, ano, página), (MATTOS, 2017, p. 138).

• Os trabalhos que recebam financiamento deverão ser especificados no início do texto, na primeira nota de rodapé.

• Os trabalhos devem conter, sempre ao final do texto, a lista completa de referências, da seguinte forma: em ordem alfabética, com espaço simples, alinhada à margem esquerda e com uma linha em branco em cada referência.

• Os artigos deverão conter título em português e inglês. Os títulos deverão ser centralizados e negritados, o título em inglês deverá vir imediatamente após o título em português. Deverão conter ainda resumo e abstract (com no mínimo 100 e no máximo 200 palavras), palavras-chave e keywords (com no mínimo três e no máximo cinco) separados por ponto e vírgula.

• As resenhas propostas deverão ser de livros nacionais publicados em até dois anos e livros estrangeiros publicados em até quatro anos.

• Número de caracteres para artigos e resenhas:

Artigos: no mínimo 35.000 e no máximo 65.000 caracteres, com espaços;

Resenhas: no mínimo 8.000 e no máximo 15.000 caracteres, com espaços.

• Os artigos poderão conter imagens, desde que sejam analisadas e não usadas como mera ilustração. A imagem deve ser posicionada o mais próximo possível do texto à que se refere. As imagens devem ser enviadas como anexo na plataforma da revista e não no corpo do texto, com uma resolução mínima de 300 dpi no formato PNG ou JPEG. A autorização do uso da imagem deve ser de responsabilidade dos autores.

• Os autores deverão preencher, na plataforma da revista, o item "resumo de biografia".

• Os autores que desejam enviar artigos que são recebidos em fluxo continuo deverão submetê-los na seção: "Artigos livres". Aqueles que desejam enviar seus trabalhos para o dossiê em aberto deverão submetê-los na seção: "Dossiê".

A não observância das normas da revista resultará na rejeição do artigo mesmo antes da avaliação por pares.

 

AVALIAÇÃO

• A revista Dia-logos utiliza o modelo de avaliação cega por pares, sendo dois avaliadores convidados para analisar a pertinência do artigo, em caso de discrepância, o trabalho será avaliado por um terceiro. O autor será notificado do andamento da avaliação, da sua aceitação ou não, além de estarem sujeitos aos possíveis pedidos de modificação por parte dos avaliadores.

• A revista permite que cada autor tenha apenas um trabalho em avaliação, bem como, se publicado o artigo, o autor precisará esperar um espaço de dois anos para submeter um novo trabalho.

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

• As citações diretas curtas (até três linhas) deverão estar no corpo do texto, somente entre aspas (sem itálico). Já as citações diretas longas (mais de três linhas) deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 11, justificado e com espaçamento simples.

• As notas de rodapé deverão ser sucintas e apenas informativas.

• Apenas os trabalhos e fontes citadas deverão constar na lista de referências ao final do texto.

 

MODELOS DE REFERÊNCIAS

 

1. Monografia no todo

SOBRENOME, Nome. Título da obra em itálico: subtítulo sem itálico. Cidade: Editora, Ano.

Exemplo:

ENDERS, Armelle. A história do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Gryphus, 2015.

 

2. Monografia em partes

SOBRENOME, Nome (org. se for o caso). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra em itálico: subtítulo sem itálico. Cidade: Editora, Ano, p. x-xx.

Exemplo:

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2002, p. 61-81.

JULLIARD, Jacques. A Política. In: LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (org.). História: novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, p. 181-196.

 

3. Artigo em revista

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, Instituição, Cidade, v. x, n. y, p. x-x, meses abreviados (se houver) ano.

Exemplo:

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e Cultura Visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, p. 97-115, jan.-jun., 2006.

 

4. Texto publicado em anais de evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Anais do [...] (em itálico). Nome do evento em itálico. Cidade do Evento, Instituição organizadora, ano. Cidade da Publicação: Editora, ano, p. x-xx.

Exemplo:

BARTATO, Luis Fernando Tosta. Trópicos imaginados: as geografias imaginativas sobre o Brasil na Revue des Deux Mondes. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. RN: Natal, 2013, p. 1-13.

 

5. Dissertação ou tese

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo sem itálico. Ano. Tese/Dissertação (Grau e Curso) - Unidade, Universidade, Cidade, Ano.

Exemplo:

PEREIRA, Vantuil. "Ao Soberano Congresso": petições, requerimento, representações e queixa à Câmara dos Deputados e ao Senado - os direitos do cidadão na formação do Estado Imperial brasileiro (1822-1831). 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

 

 6. Texto online

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Nome do Site em Itálico. (Site). Publicado em: dia, mês (abreviado), ano. Disponível em [URL do site]. Acesso em [dia mês (abreviado) ano].

Exemplo:

BESSA, Marcelo. O significado do gorro (barrete frígio) no Brasão de Campos dos Goytacazes. Beethoven (site). Disponível em: http://www.beethoven.com.br/2008/11/o-significado-do-gorro-barrete-frigio.html. Acesso em 03 out. 2020.

Obs.: A abreviação dos meses deverá ser realizada no formato de trigrama, com exceção de maio que não é abreviado. Exemplo: jan. fev. mar. maio. abr. jun. jul. ago. set. out. nov. dez.

 

7. Matéria em periódico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal [em itálico], Cidade, dia mês (abreviado) Ano. Caderno ou Seção, p. x-xx.

Exemplo:

ARÊAS, Camila; CARDOS, Monique. A renúncia de Fidel: líder encerra meio século de poder. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano 117, n. 318, 20 fev. 2008. Caderno A, p. A19.

 

8. Documento depositado em arquivo.

 a) Exemplo com autoria:

CAMPOS, João Baptista Gonçalves, cônego. [correspondência]. Destinatário: José Martiniano Pereira de Alencar, senador. Belém, 18 nov. 1832. 1 carta. 6 p. Acervo da Biblioteca Nacional, localização: I – 1, 16, 084.   

b) Exemplo sem autoria:

 

BIBLIOTECA NACIONAL – Códice “Pará – papéis vários 1823 a 1829”, constante do acervo de manuscritos da Biblioteca Nacional. 99 documentos. Biblioteca Nacional, seção de Manuscritos, localização: 13, 4, 21.

 

FONTES COM INFORMAÇÃO INCOMPLETA

Para os casos de referências em que não haja informações completas pode-se usar as seguintes expressões entre colchetes: [s/p] = sem página, [s/d] = sem data, [s/l] = sem local. Da mesma forma é possível acrescentar data provável. Exemplo: [1890].

 

FONTES COM AUTOR DESCONHECIDO

• Para fontes em que o autor seja desconhecido, a chamada se faz pelo título do documento, com a primeira palavra em letras maiúsculas, como nos exemplos abaixo.

No corpo do texto: (MEMORIA..., 1838, p. 5).

Na lista de referências:

MEMORIA sobre o commercio dos escravos, em que pretende mostrar que este trafico he, para elles, antes hum bem do que hum mal. Rio de Janeiro: Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e Comp., 1838.

OFFICINA Imperial Buvelot & Prat. Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural (site). Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao636611/officina-imperial-buvelot-prat. Acesso em: 23 jan. 2020.

 

REPETIÇÃO DE AUTOR

• No caso da repetição de um mesmo autor seu nome deve aparecer de forma completa em todas as ocasiões.

Exemplo:

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: O rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia. Rio de Janeiro, v.04, n.02, out, 2014.

• Para os demais casos deve-se consultar a ABNT NBR 6023.

 

ILUSTRAÇÕES

• As ilustrações (imagens, retratos, desenhos, tabelas, gráficos, mapas etc.) deverão ser identificadas pelo seu gênero e devidamente numeradas (figura 1, tabela 1, gráfico 1) precedendo o título acima da ilustração separado por um travessão. Logo após a ilustração deverá constar obrigatoriamente a fonte (seguir o sistema autor-data), pode-se incluir notas ou outras informações complementares.

 

Artigos Livres

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.