O ENSINO/APRENDIZADO DE DESENHO TÉCNICO EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Doralice Duque Sobral Filha UERJ
  • José Abrantes
  • Rene Granado

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2017.30484

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal dissertar sobre a importância do ensino/aprendizado de Desenho Técnico, nos mais diversos cursos de engenharia. O que justifica este artigo é o fato de que, muitos cursos de engenharia no Brasil terem reduzido a carga horária total de disciplinas de Expressão Gráfica, sendo que em vários cursos, todo o conteúdo foi reduzido a uma única disciplina, com alguns poucos exemplos de Desenhos Técnicos sendo executados via computador. Ou seja, alunos são “adestrados” em alguns comandos de determinados programas (softwares), executam alguns exemplos e pronto: já “sabem tudo” sobre Desenho Técnico, ou melhor, expressão ou representação gráfica! Será? Buscamos contudo elucidar a importância do ensino/aprendizagem do Desenho Técnico como fruto do conhecimento matemático ligado sobretudo ao desenvolvimento da visão espacial voltado à execução de projetos dos futuros formandos em engenharia.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Duque Sobral Filha, D., Abrantes, J., & Granado, R. (2017). O ENSINO/APRENDIZADO DE DESENHO TÉCNICO EM CURSOS DE ENGENHARIA. Cadernos Do IME - Série Matemática, (11), 47–53. https://doi.org/10.12957/cadmat.2017.30484

Edição

Seção

Artigos