O melhor do Brasil e? o brasileiro! Corpo, identidade, desejo e poder

Tiago Cantalice

Resumen


O melhor do Brasil e? o brasileiro! Corpo, identidade, desejo e poder

Este artigo tem como objetivo descrever quem sa?o os parceiros das trocas afetivo- sexuais que se da?o entre homens nativos/locais da Praia da Pipa – Rio Grande do Norte, Brasil (chamados emicamente de cac?a-gringas) e mulheres estrangeiras em contextos de viagem turi?stica, analisando suas marcas corporais e os sistemas de diferenciac?a?o em que esta?o inseridos, dissertando sobre como eles/elas agenciam as estruturas de poder e os estereo?tipos culturais. Para isso, realizou-se uma ana?lise da construc?a?o da brasilidade mestic?a e sensual – desde os relatos de Caminha e a ideia de E?den terreal, desembocando nas interpretac?o?es de Gilberto Freyre (2006 [1933]) sobre a democracia racial e a ideologia da mestic?agem – que foi posta em dia?logo com os dados obtidos em campo atrave?s da observac?a?o e de entrevistas, revelando como aqueles agentes se apropriam e ressignificam aquelas construc?o?es em seu pro?prio benefi?cio.

Palavras-chave: corporeidade; cac?a-gringas; turismo sexual; poder


¡Lo mejor de Brasil es el brasilero! Cuerpo, identidad, deseo y poder

Este arti?culo describe intercambios afecivo-sexuales entre hombres nativos/loca- les de la Praia da Pipa, en Rio Grande do Norte, Brasil (llamados cac?a-gringas) y mujeres extranjeras de viaje turi?stico. A partir de analizar las marcas corporales y los sistemas de di- ferenciacio?n en que esta?n insertos, se reflexiona sobre co?mo ellos y ellas agencian estructuras de poder y estereotipos culturales. Se efectu?a un ana?lisis de la construccio?n de la brasilidad mestiza y sensual –desde los relatos de Caminha y la idea de un Parai?so terrenal, hasta las interpretaciones de Gilberto Freyre (2006 [1933)] sobre la democracia racial y la ideologi?a del mestizaje– en dia?logo con los datos construidos a trave?s de la observacio?n y de entrevistas que revelan co?mo dichos agentes se apropian y resignifican aquellas construcciones en su propio beneficio.

Palabras clave: corporalidad; cac?a-gringas; turismo sexual; poder


The best of Brazil is the Brazilian! Body, Identity, Desire and Power

This article describes romantic/sexual exchanges between local men known as ‘gringa-hunters’ and foreign female tourists in Praia da Pipa’s (Kite Beach), Rio Grande do Norte, Brazil. Body markers and the systems of differentiation they are referenced upon are analyzed. An account is provided of how the men and women involved in these relationships manipulate power structures and cultural stereotypes. The discursive construction of a mixed-blood sensuous Brazilianness is tracked back in classical writings, from Caminha’s narrative of an Eden-on-earth, to Gilberto Freyre’s interpretations about racial democracy and the ideology of hybrid-making (mestic?agem). Those master narratives dialogue with field observation and interview data revealing how agents appropriate and provide their own meaning to those constructions.

Keywords:
embodiment; cac?a-gringas; sexual tourism; power

Palabras clave


corporeidade; cac?a-gringas; turismo sexual; poder

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